Medicina

Exame de fundo de olho poderia indicar risco de AVC

Badauêonline (original aqui)
Um simples exame de fundo de olho poderia permitir avaliar o risco imediato de um paciente de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A conclusão é de uma pesquisa que o professor Paul Mitchell, da Universidade de Sydney, acaba de concluir.

Mitchell acompanhou 3.600 pessoas saudáveis, com mais de 49 anos, durante um período de sete anos, que faziam periodicamente exames de fundo de olho.Nos exames, Mitchell podia ver os vasos sanguíneos do cérebro dos voluntários. O pesquisador constatou que aqueles que apresentavam lesões nesses vasos tinham até 70% mais risco de ter um AVC do que as pessoas que não apresentavam lesões - tudo foi confirmado com outros tipos de exame.

Paul Mitchell informou que pesquisas complementares serão necessárias para confirmar a adoção do exame de fundo de olho para prever o risco AVC. E disse que a simples hipótese de um exame tão simples poder prevenir um risco tão grande já é algo bastante animador.

Nota do Editor - Em caso de dor de cabeça insuportável, não aceite o diagnóstico de virose se não tiver sido feito o exame de fundo de olho. Procure outro médico. Não se esqueça, em caso de dor de cabeça forte, peça o exame de fundo de olho. Sua vida pode ser salva se um AVC for detectado em fase inicial. Este texto tem como base o depoimento de dois médicos de São Paulo com experiência em atendimento de emergência. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu