Tecnologia

Discos portáteis de alta capacidade em pesquisa

Cientistas da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia para memórias de baixo custo e baixo consumo de energia que pode viabilizar a fabricação de discos rígidos portáteis com capacidades da ordem de terabytes dentro de alguns anos.
Segundo o site Wired, a tecnologia só foi possível graças a uma nova técnica de manipulação de partículas de cobre em escala molecular, permitindo criar memórias que custem um décimo das memórias flash e sejam 1.000 mais eficientes em recursos de energia.

Michael Kozicki, diretor do centro de pesquisa responsável pelo invento, explicou que um drive usando a tecnologia batizada de "programmable metallization cell" (PMC) pode armazenar um terabyte de dados (aproximadamente mil gigabytes), eliminando as atuais limitações de dispositivos portáteis de armazenamento.
Diferentemente das memórias flash atuais, que armazenam bits como cargas eletrônicas, a PMC cria nanofios de átomos de cobre do tamanho de um vírus que carregam as informações binárias (zeros e uns). Pelo fato de empregar materiais comumente utilizados na indústria atualmente, a manufatura de novos dispositivos pode ser mantida a baixo custo, o que já atrai o interesse de fabricantes, como é o caso das empresas Micron Technology, Qimonda e Adestro, que já licenciaram a tecnologia.
Em 18 meses deve ser lançado o primeiro produto com a memória, noticiou o site Gizmodo.
Fonte: Geek

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu