Renan indignado

Do site Último Segundo
Renan processa a Editora Abril e o Blog do Noblat


Eduardo Bresciani
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu levar para o Judiciário sua disputa com a imprensa. O peemedebista entrou ontem na 14ª Vara Civil de Alagoas com uma ação de danos morais contra o jornalista Ricardo Noblat por matérias veiculadas em seu blog e reproduzidas no jornal "O Globo".
Na semana passada, Calheiros já havia entrado na 1ª Vara Civil do mesmo Estado contra a Editora Abril, que publica a revista "Veja".
O processo contra Noblat contém 28 artigos do jornalista em seu blog, alguns deles reproduzidos em sua coluna no jornal. De acordo com o advogado José Fragoso Cavalcanti, o processo pede indenização por danos morais e a publicação da sentença no blog e no espaço do colunista no jornal "O Globo".
Segundo Fragoso, a denúncia é de que Noblat teria praticado calúnia, injúria e difamação contra o presidente do Senado nesses artigos. A ação contra a editora Abril tem os mesmo moldes. Estão arroladas no processo 18 matérias publicadas pela Revista Veja consideradas depreciativas pelo peemedebista. As acusações também são de calúnia, injúria e difamação e existe o mesmo pedido de indenização e publicação da sentença.
Não consta nas ações contra nenhum dos dois veículos as matérias sobre o suposto esquema de espionagem montado por Calheiros, denunciado por ambos na semana passada.
A ação já estava pronta quando o Blog do Noblat e a Veja publicaram suas matérias sobre a suspeita de que o ex-senador e funcionário de gabinete do presidente do Senado, Francisco Escórcio, teria ido a Goiás espionar os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO).
O advogado de Calheiros afirmou que a assessoria do presidente do Senado está fazendo um estudo sobre matérias publicadas em outros veículos, que também podem ser alvos de ações. "Estamos fazendo um apanhado para ver se vamos abrir outros processos, mas acredito que certamente deveremos fazer outras ações", afirmou Fragoso.
Além de defender o presidente do Senado nessas causas, Fragoso é advogado do irmão dele, Olavo Calheiros (PMDB-AL), no processo que este responde no Conselho de Ética na Câmara. Apesar do envolvimento com os Calheiros e a experiência em processos políticos, o advogado disse não ter sido convidado pelo presidente do Senado para substituir Eduardo Ferrão em sua defesa no Conselho de Ética. (Do Blog do Noblat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu