Opinião

Uma espécie em extinção

Gabeira
Antes mesmo de conhecer Ulysses Guimarães já sabia de sua importância no processo de democratização, sua presença inspiradora no front pacífico de luta contra a ditadura.

Tive a oportunidade de entrevistá-lo e até de participar de reuniões com ele e Tancredo. Foi quando, junto com Paulo Sérgio Pinheiro, fomos falar de política de direitos humanos para o governo que seria montado.

Ulysses e Tancredo de vez em quando cochilavam. Estavam cansados de tantas reuniões. Ulysses vinha de uma intensa luta contra o governo militar, enfrentando cães policiais nas ruas de Salvador.

Em seguida, veio a campanha das Diretas, a Constituinte, seu papel no período foi decisivo.

Um homem que exerceu 11 mandatos sem fazer campanhas, contando apenas com sua atuação em Brasília, era uma espécie em extinção. Não só pelo longo período em que os eleitores confiaram nele, mas também pela escolha de passar quase meio século naqueles corredores. Gostava de política, acima de tudo. De política e de poire, uma aguardente de pera, feita para delicados paladares.

Quando Ulysses Guimarães cumprimentou um corneteiro numa cerimônia oficial foi um deus acuda. As pessoas pensaram, equivocadamente, que a lucidez desaparecia.

Mesmo se assim fosse, a forma de caducar de Ulysses Guimarães era das mais inofensivas e simpáticas. Quantos não ficam ranzinzas e ressentidos?

Infelizmente, coube-me cobrir as buscas pelo helicóptero em que Ulysses viajava quando desapareceu no mar. Trabalhava para a Rádio Gaúcha e estava presente no momento em que acharam o corpo de Severo Gomes, de quem gostava muito.

Refleti um pouco sobre aquela tragédia e concluí que Ulysses tenha morrido mais por um ímpeto de juventude. Desafiar o mau tempo naquele dia era um ato de coragem.

E pensei no quanto poderiam ter influenciado as questões políticas, os assuntos urgentes que pesavam nas nas suas costas.

Líder estudantil, advogado, escritor, político, Ulysses talvez tenha sido o último grande nome de uma tradição parlamentar brasileira onde figuram personalidades, como a de Joaquim Nabuco.

A verdade é que alguma coisa também começava a decair com intensidade: o próprio sistema político brasileiro. No palanque das diretas, ao lado de Ulysses e outros da velha guarda, dois novos nomes emergiam: Collor e Lula. Eles disputaram as eleições de 89 que Ulysses perdeu.

Hoje, Lula e Collor vivem um inferno astral. O que significa também, ressalvadas as responsabilidades individuais, que alguma coisa está errada no sistema que construímos a partir das Diretas.

Uma boa homenagem a Ulysses seria retomar o caminho perdido. Havia muitas esperanças no processo político a partir das Diretas. E alguma fraternidade numa trajetória que azedou nos últimos anos.

Leio na revista “Piauí”, em reportagem de Julia Dualibi, que Ulysses ajudou ao pai de João Doria Junior a fugir do país, perseguido que era da ditadura militar.

Apesar de ter trilhado caminhos diferentes na luta contra a ditadura militar, compreendi muito rapidamente o papel dos que ficaram e generosamente lideraram a travessia.

Ao responder a um repórter que atribuía a luta contra a ditadura aos grupos armados, disse que estava equivocado. Os grupos armados podem ter sido mais espetaculares e mais glorificados com a construção da imagem de Dilma.

Quem derrubou a ditadura foi a sociedade, respondi, foi o seu pai, sua mãe. Se o encontrasse acrescentaria: todos eles muito bem representados por gente como Ulysses Guimarães.

Original aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu