Manchetes do dia

Sexta-feira 15 / 04 / 2016

O Globo
"Câmara tem 342 votos declarados pró-impeachment"

PMDB e cinco partidos pequenos decidiram orientar seus deputados a votar pelo afastamento da presidente

A Câmara já tem 342 votos declarados pela aprovação do impeachment da presidente Dilma, segundo levantamento feito pelo GLOBO ouvindo os deputados. O número representa dois terços do total de 513, proporção que, se confirmada na votação de domingo, levará o processo ao Senado, responsável por julgar a presidente. Outros 118 parlamentares disseram que votarão contra o afastamento e 53 ainda se declaram indecisos ou não responderam. Caso o resultado seja acolhido pelos senadores, em votação que deve ocorrer em maio, Dilma será afastada por 180 dias e o vice Michel Temer assumirá. Ontem, o PMDB e cinco partidos nanicos decidiram recomendar o voto pró-impeachment. Peemedebistas calculam que 90% da bancada seguirão a orientação.    

Folha de S.Paulo
"Empreiteira bancou pesquisas para Dilma em 2014 via caixa 2"

Andrade Gutierrez usou contrato que tinha com instituto Vox Populi; campanha da petista nega

A Andrade Gutierrez usou contrato com o instituto Vox Populi para pagar pesquisas usadas e não declaradas pela equipe de comunicação da campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014, informam Graciliano Rocha, Valdo Cruz e David Friedlander. Investigada na Lava Jato, a empreiteira tinha um contrato com o instituto que acabou utilizado para bancar pesquisas qualitativas encomendadas pela equipe de produção de programas da então candidata petista. A prática configura caixa dois. Os pagamentos ultrapassaram R$ 10 milhões, e os repasses da construtora ao Vox Populi não estão incluídos na prestação de contas da campanha nem do PT. A chefia da campanha de Dilma em 2014 nega ter usado a Andrade para pesquisas e diz que todos os contratos foram declarados à Justiça Eleitoral. Empresa e instituto não comentaram.       

O Estado de S.Paulo
"Oposição já tem votos para o impeachment na Câmara"

Placar do ‘Estado’ apontava, até a 0h30 de hoje, que o grupo que defende a saída de Dilma alcançou os 342 apoios necessários

Placar do Impeachment do Estado mostra que a oposição alcançou ontem os 342 votos necessários para aprovar a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara. O número foi atingido com a declaração de voto do deputado Altineu Côrtes (PMDB-RJ). A votação será no domingo. Caso a admissibilidade seja aprovada, o processo seguirá para o Senado, onde aliados do vice Michel Temer já pressionam o presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL), para acelerar o rito que decidirá sobre um eventual afastamento de Dilma. Temer planeja mudança ministerial e “choque” na gestão econômica caso assuma a Presidência interinamente. O plano é criar nova base aliada no Congresso e propor reformas que precisem de aval dos parlamentares. Uma das ideias é reduzir de 32 para, no mínimo, 20 o número de ministérios. As mudanças não devem poupar nem sequer os seis ministros do PMDB hoje no governo. O vice já busca nomes para pastas como Fazenda e Justiça.      
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu