Pitacos do Zé


Quem quer fazer algo?

José Ronaldo Santos
A fotografia é de um buraco que há mais de três meses surgiu na ciclovia, quase na ponte do Rio Ipiranguinha. Para muitos é uma “mínima irregularidade, que só gente assim, como você, quer criar caso”.

A cidade de Ubatuba tem vocação turística. Disto ninguém duvida. Muitos ganham demais com o afluxo de visitantes, mas todos saem ganhando, de uma forma ou de outra, com a renda gerada nas atividades e lugares que atraem tantos turistas.

O município tem condomínios que primam pela ordem, limpeza e preservação ambiental, mas o que predomina são lugares que parecem terras de ninguém. Se a coisa não é tão bonita com alguns dos ocupantes habituais, a situação piora com a chegada de elementos que não estão nem aí para nada. São pessoas que, pelas janelas de seus carros jogam seus lixos nas nossas vias. São elementos que não são capazes nem de escutar o som da natureza preservada. Ah! E sem contar aqueles que elegem seus pontos para praticarem livremente seus vícios, como se ao redor não estivessem outras famílias. O resultado é muito desgastante para aqueles cidadãos que idealizam e batalham sempre por uma cidade melhor.

O pior de tudo é uma visão limitada (ou omissa?) do governo local (legislativo, executivo e judiciário) que venho notando há décadas. Exemplos:

1 - Quem pode tirar aquele monte de ferro velho do belvedere do Félix, no posto da Polícia Federal? 
2 - Quem pode impedir que mais obras sejam construídas sobre as costeiras, tal como é escandaloso no caminho do caisão, no morro entre o Perequê-mirim e a Santa Rita etc.? 
3 - Quem pode barrar a Sabesp/Cetesb pelo esgoto tratado dessa maneira em Ubatuba?
4 - Quem é capaz de construir mais ciclovias, sobretudo no trecho entre a cidade e a Praia Grande, acompanhando a BR-101?
5 - Quem fará algo pelas praias e cachoeiras, tornará seus acessos decentes, inclusive com áreas para estacionamentos?
6 - Quem prestará atenção às ocupações irregulares pelos jundus?
7 - Quem dará atenção aos usuários de ônibus, construindo um terminal decente e exigindo horários que se adaptem à alta temporada?
8 - Quem consertará as “mínimas irregularidades” de nossas vias que colocam em riscos nossas vidas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu