Coluna do Celsinho


Abrem-se os portões!

Celso de Almeida Jr.

Gosto de abrir o pensamento.

Contar, vez ou outra, nesta coluna despretensiosa, algumas passagens de meu cotidiano para amigos ou anônimos.

Nesta semana, relato os avanços de uma empreitada coletiva.

Em janeiro deste ano, combinamos com um grupo de aviadores - participantes de um Raid Aéreo de Santa Catarina até o Rio Grande do Norte - que, na passagem por Ubatuba, a primeira cidade da região sudeste incluída no percurso, organizaríamos uma "Festa Aeronáutica".

Naquela ocasião, lembrei-me do início do Núcleo Infantojuvenil de Aviação-NINJA, há 5 anos.

A criação do NINJA, que procura levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens, ocorreu logo após estudarmos o belo trabalho desenvolvido na cidade americana de Oshkosh, que organiza anualmente a maior feira de aviação do mundo.

Além do fascínio das milhares de aeronaves que participam por lá, há núcleos voltados exclusivamente para os jovens, além de um espetacular exercício de mobilização dos moradores, que atuam como voluntários no evento.

Pois é...

Do início do NINJA para cá, já tivemos muitas conquistas.

Dentre elas, implantamos o Café Voador - encontro mensal com entusiastas da aviação - e, também, o Aeroclube de Ubatuba, ambos, frutos do esforço de muitos voluntários, amantes da causa.

Avançamos, mas ainda faltava a presença mais intensa desta equipe no Aeroporto Gastão Madeira, uma jóia magnífica no centro do município.

De repente, o 2º Raid Aéreo Sudeste-Nordeste Costa Esmeralda - que pousará em Ubatuba no próximo 21 de março - desencadeou uma ampla adesão de apoio ao projeto.

Entidades públicas e privadas estenderam as mãos, facilitando a organização do receptivo aos aviadores, viabilizando, simultaneamente, a realização de uma exposição aeronáutica.

Destaco aqui a excelente retaguarda da Comtur que - entre outras iniciativas - cedeu o Centro de Convenções para a montagem dos estandes, onde crianças, jovens e adultos poderão conhecer mais sobre aviação, desfrutando do conforto destas amplas instalações, com entrada gratuita.

Outra notícia importante foi a autorização para a construção de um portão que liga o Centro de Convenções à área gramada do aeroporto situada atrás dos hangares.

Este acesso permitirá aos visitantes a aproximação das aeronaves, visualizando os detalhes, colhendo explicações com os pilotos, num espaço seguro, monitorado, suficientemente afastado da área de manobras do aeroporto.

Além dos participantes do Raid Aéreo, escoteiros, escolas de aviação, associações, aeroclubes e especialistas do setor já confirmaram presença nesta festa que começará às 9h30m, do dia 21 de março, sábado, com término previsto para as 17h.

A primeira atividade será a inauguração da rua Lia de Barros, que dá acesso ao Centro de Convenções, representando uma justa homenagem a esta pioneira da organização e da valorização do turismo em Ubatuba.

Os aviadores partem no dia seguinte, domingo, após às 12h, garantindo, portanto, mais uma manhã para visitar as aeronaves.

Aumentando as boas notícias, recebemos nesta semana os aviõezinhos do KEROVOAR - projeto parceiro do NINJA - que garantem muita diversão para meninos e meninas e darão um brilho especial para a exposição aeronáutica.

Tudo está sendo possível graças a um empenho conjunto da companhia de turismo, da prefeitura e suas diversas secretarias, da administradora do aeroporto, do aeroclube de Ubatuba, do departamento aeroviário do governo do estado de São Paulo, da universidade de Taubaté e outros generosos colaboradores.

É isso, prezado leitor, querida leitora.

Agora, faltando duas semanas para a festa, é torcer para o tempo ajudar e, também, arregimentar voluntários, abrindo mentes e corações para a causa.

Vamos juntos?

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu