Manchetes do dia

Quinta-feira 4 / 06 / 2015

O Globo
"Número de presos subiu 87% em oito anos no país"

Déficit de vagas nas penitenciárias cresceu 139% entre 2005 e 2013

Quatro em cada dez detentos não estão condenados, o que agrava a superlotação

Enquanto o Congresso debate o endurecimento de penas, a superlotação nos presídios se agrava. Dados divulgados ontem pelo governo, sobre pesquisa feita em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostram que a população carcerária no Brasil cresceu 87,7% em oito anos. No mesmo período, o déficit de vagas aumentou 139%. A pior situação é a de Alagoas, onde há 3,7 presos para cada vaga.

No Rio, há dois detentos por vaga. Minas Gerais foi o estado em que o aumento do número de presos foi maior no país: 729%. No país, 40% das vagas são ocupadas por presos que ainda não foram condenados. 

Folha de S.Paulo
"Com taxa de desemprego em alta, BC eleva juros"

Selic sobe 0,5 ponto e vai a 13,75% ao ano; cresce parcela de desempregados

Apesar dos sinais de que a economia brasileira está em recessão, o Banco Central elevou mais uma vez a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano. É o sexto aumento consecutivo desde a reeleição da presidente Dilma Rousseff, em outubro do ano passado.

Além disso, a instituição indicou que continuará a elevar a Selic para colocar a inflação na meta de 4,5% no final do próximo ano

Nos últimos 12 meses encerrados em abril, o IPCA (índice oficial da inflação) acumula alta de 8,17%.

Horas antes da decisão, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que é importante que o Banco Central continue “vigilante”.

O aumento dos juros ocorre num momento de piora do mercado de trabalho. Segundo o IBGE, a taxa no país subiu para 8% no trimestre encerrado em abril —a maior da série histórica, iniciada em 2012. Em igual período do ano anterior, estava em 7,1%.

Com a queda da renda, mais pessoas passaram a procurar emprego, mas a geração de vagas não foi suficiente para absorver a demanda. 

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu