Manchetes do dia

Quinta-feira, 16 / 04 / 2015

O Globo
"TCU aprova relatório que vê crime em manobras fiscais"

Tribunal vai ouvir 17 pessoas, entre elas Mantega, Tombini e Bendine

Autoridades terão 30 dias, não prorrogáveis, para prestar esclarecimentos sobre atrasos em repasses

O Tribunal de Contas da União aprovou, por unanimidade, o voto do ministro José Múcio Monteiro que considerou ilegais as manobras da equipe econômica do governo Dilma, as chamadas “pedaladas fiscais” de 2013 e 2014. O Tesouro atrasou repasses de recursos a bancos públicos, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Múcio vai ouvir 17 pessoas, entre elas o ex-ministro Guido Mantega, o titular do BC, Alexandre Tombini, e o então presidente do Banco do Brasil e atual comandante da Petrobras, Aldemir Bendine. A decisão do TCU deve reforçar pressão da oposição sobre o governo. Aécio Neves disse que “haverá consequências”.

Folha de S.Paulo
"PF prende Vaccari, tesoureiro do PT"

Para Justiça, suspeito de corrupção na Lava Jato poderia continuar a cometer crimes se ficasse solto; PT critica decisão

A Polícia Federal prendeu em São Paulo o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Ele é acusado, entre outras irregularidades, de usar uma gráfica para recolher ilegalmente doações de empreiteira com negócios na Petrobras. O Ministério Público Federal aponta o dirigente petista como o operador da sigla nos desvios de verba apurados na Operação Lava Jato na estatal. Cinco delatores relataram envolvimento dele no esquema de propinas. Um deles, li gado à empresa Toyo Setal, disse que foi orientado por Vaccari a repassar propina devida ao PT para gráfica ligada a sindicatos da CUT. Os pagamentos, entre 2010 e 201 3, totalizaram R$ 1, 5 milhão. O tesoureiro foi detido pela polícia em casa, de manhã, pouco antes de sair para uma caminhada. Depois disso, o PT anunciou seu afastamento da função. Sem algemas, ele foi levado para a sede da PF em Curitiba. O juiz Sergio Moro justificou a prisão ao dizer que, se ficasse solto, Vaccari teria influência para continuar praticando crimes ou atrapalhar investigações. Moro apontou operações suspeitas envolvendo parentes do petista. Parlamentares da oposição avaliam que a prisão comprova a relação do PT com o esquema de corrupção. Os advogados de Vaccari e de sua família não foram localizados. O PT criticou a decisão judicial.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu