Manchetes do dia

Domingo, 07 / 12 / 2014

O Globo
"Novo cenário - Rio não tem favelas com IDH baixo"

Algumas comunidades atingiram índices que superam os de 21 estados.

Em dez anos, enquanto o resultado da capital subiu 11,5%, o do Morro Dona Marta, em Botafogo, cresceu 21,4%. Para economista, é 'bobagem' caracterizar essas áreas como lugares miseráveis.

Dados divulgados pelo Pnud e pelo Ipea revelam que nenhuma favela do Rio tem índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) baixo. Enquanto o índice da capital subiu 11,5% entre 2000 e 2010, o do Morro Dona Marta aumentou 21,4%, como revelam Luiz Ernesto Magalhães e Maria Elisa Alves. Há casos ainda como os da Vila Canoas e do Parque da Cidade, na Zona Sul, que têm IDH-M alto, maior que os de 21 estados. Para o economista Sérgio Besserman, esses indicadores que levam em conta saúde, renda e educação mostram que "caracterizar as favelas do Rio como locais miseráveis é bobagem’’.

Folha de S.Paulo
"Brasileiro responsabiliza Dilma por caso Petrobras"

Em pesquisa Datafolha, 68% associam presidente ao escândalo; aprovação não cai

Sete em cada dez brasileiros acham que Dilma Rousseff tem alguma responsabilidade no escândalo de corrupção da Petrobras, que envolve empreiteiros e agentes policiais, é o que mostra pesquisa Datafolha realizada nos dias 2 e 1 deste mês. As revelações da Operação Lava Jato, entretanto, não causaram alteração relevante na popularidade da presidente. Segundo 42%, o governo da petista é ótimo ou bom, mesmo índice de 21 de outubro, às vésperas do segundo turno da eleição. Para 46% dos entrevistados, a corrupção foi mais investigada no país no governo Dilma - 16% disseram que foi no de Lula, 11% no de Collor e 4% no de FHC. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A menos de um mês do início do segundo mandato da presidente, metade dos brasileiros crê que ela fará um governo bom. Antes da posse em 2011, três em cada quatro pensavam assim. O Datafolha ouviu 2.896 pessoas em todo o país.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu