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Quarta-feira, 17 / 12 / 2014

O Globo
"CVM cobrou explicação de Graça sobre denúncia"

Apesar de e-mails, estatal diz que presidente só foi informada de desvios este ano

Ex-gerente Venina Velosa enviou mensagens a diretores e a Graça desde 2009, mas empresa agora afirma que textos ‘não explicitaram irregularidades ’; ministro da Justiça e vice-presidente saem em defesa de dirigente

Foi um pedido de informações feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que levou a Petrobras a negar, quatro dias depois da denúncia, que a presidente Graça Foster tenha sido informada sobre irregularidades na estatal antes da Operação Lava-Jato. Em nota, a Petrobras afirmou que, só em 20 de novembro deste ano, Graça recebeu da geóloga e ex-gerente da petroleira Venina Velosa e-mails relatando desvios na estatal. E-mails, porém, foram enviados desde 2009, como revelara o jornal “Valor Econômico” na sexta-feira. A resposta da Petrobras foi divulgada na madrugada de ontem à imprensa, duas horas depois de chegar ao sistema de comunicados da CVM. Uma das mensagens que Venina enviou a Graça, segundo o “Valor”, data de 7 de outubro de 2011. Nela, Venina disse sentir vergonha de trabalhar na empresa e se põe à disposição para enviar documentos a ela. Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a defender a presidente da Petrobras dizendo que “não há (contra ela) nenhum ato ilícito que possa implicar juízo de valor”. Também o vice-presidente Michel Temer defendeu Graça.

Folha de S.Paulo
"Gasto de estatais com publicidade cresce 65%"

De 2000 a 2013, empresas ligadas ao governo investiram R$ 15,7 bi em propaganda

De 2000 a 2013, as estatais federais elevaram suas despesas com publicidade em 65%, já descontada a inflação. No ano passado houve gasto recorde de R$ 1,48 bilhão. Nesses 14 anos, a despesa com propaganda das empresas controladas pelo governo somou R$ 15,7 bilhões em valor atualizado. Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil responderam por 86% dessas verbas. A lista de veículos que acessaram esses recursos só foi liberada após ação movida pela Folha. Os dados mostram pulverização no destino das verbas. De 4.398 veículos em 2000, foram 10.817 em 2013. Com R$ 4,2 bilhões, a Rádio Globo foi a empresa que mais recebeu recursos em 14 anos — segundo o governo, a maior parte deste dinheiro foi usada para pagar anúncios veiculados pela Rede Globo de Televisão. Estatais dizem que distribuem as verbas com o objetivo de fortalecer a marca.

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