Pitacos do Zé

Por onde passa a vitória

José Ronaldo dos Santos
A Dilma foi reeleita para um segundo mandato.
A sua vi vitória passa pela mulher firme que se revelou desde a juventude, ao preterir uma vida alienada ou na contracultura, preferindo o engajamento político, quando somente a guerrilha driblava o controle dos governos militares. Já era mulher valente.

A sua vitória passa pelas ações que continuaram a favor das classes menos desfavorecidas. Quando eu vejo, de alguns anos para cá, a juventude do meu pobre bairro esperando a condução para ir estudar na faculdade, reconheço que as medidas do governo federal se tornaram uma alavanca imprescindível a eles.

A sua vitória passa pela inteligência nos debates, pela paixão transmitida nos temas variados e na percepção da má-fé opositora. Um exemplo bem claro, no derradeiro da Globo, foi gritante quando o seu oponente disse que faria o saneamento nas cidades. Ora, quem não sabe que isso não é atribuição do governo federal?

A sua vitória passa pela péssima impressão, quando, na abertura da Copa do Mundo, na presença de autoridades mundiais, foi vaiada e xingada pela elite presente naquele estádio. Digo elite porque, num país onde a metade da população é negra, em nenhum dos jogos que a nossa seleção disputou, eu consegui contar ao menos cinco torcedores negros na maré verde e amarela.

A sua vitória passa também pelo PSDB! Afinal, foi o presidente Fernando Henrique que, usando a compra de votos, aprovou a reeleição neste país.

Agora, é torcer para que novas medidas sejam mais eficientes nas soluções que o Brasil precisa. É torcer para que os brasileiros, avançando na educação, enxerguem e façam outras propostas além dessas tão propagadas pelo PT e o PSDB. Eu, particularmente, não acredito que as pessoas vão melhorar muito, mas se tivermos uma busca pela justiça, por um sistema melhor, os bons poderão subir e os malvados e estúpidos descer.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Ubatuba