Opinião

A direita avança

José Casado - O Globo
Com chance de votação recorde, grupos de centro-direita negociam candidatura à presidência da Câmara, o terceiro posto na linha sucessória da República

Está em ascensão uma tendência política tradicionalista em questões morais e sociais, defensora da liberdade individual e do livre mercado. Pode emergir das urnas em outubro sob a bandeira da renovação da democracia cristã, hoje dispersa na geleia partidária brasileira.

Desde o início da disputa presidencial as pesquisas destacam uma organização gestada na harmonia ecumênica entre protestantes e católicos, o Partido Social Cristão. Ele conseguiu escavar e preservar uma trincheira no instável terreno da centro-direita.

O PSC surgiu no pós-ditadura, na coligação de forças que derrotou Lula e levou Fernando Collor de Mello à Presidência, em 1989. Disputou a eleição de 1994 quando outro Fernando, o Henrique Cardoso, surfou na estabilidade da moeda, o Real, epílogo de duas décadas de agonia inflacionária. Na época o candidato do PSC, um militar, obteve 0,38% dos votos.

Agora o partido apresenta um pastor evangélico, a bordo de um roteiro conservador, moldado no ideário da moral cristã e de princípios caros ao liberalismo na política e na economia.

Com um tom populista, e cautelosamente contido na fronteira da laicidade, o candidato do PSC Everaldo Pereira prega contra o aborto e o controle da natalidade com o mesmo fervor com que defende a “assistência psicológica” aos homossexuais. Flerta com o “Estado mínimo” e faz o elogio do livre mercado com vigor similar à proposta de relações diretas com as massas, espelhando-se na experiência do Cheque Cidadão — o controvertido programa assistencialista do qual foi um dos operadores no governo Garotinho, no Rio do fim dos anos 90.

Sua desenvoltura levou a centro-direita alinhada ao PSC a um desempenho inédito: 4% nas pesquisas dos últimos dois meses. Se confirmado nas urnas, multiplicaria por onze a preferência alcançada na disputa de 20 anos atrás. Equivale a seis milhões de votos no universo de 142 milhões de eleitores.

Esse volume ajudaria a conduzir a eleição ao segundo turno. O Datafolha atribui 38% a Dilma Rousseff. É igual à soma dos índices de oito dos seus adversários: 33% divididos entre Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Everaldo Pereira (PSC) e mais 5% entre José Maria, do PSTU; Eduardo Jorge, do PV; Luciana Genro, do PSOL; e Mauro Iasi, do PCB.

A perspectiva aberta já fomenta apostas no mercado futuro do Congresso. Abriu-se uma negociação entre alas partidárias distintas, porém complementares como dois lados da mesma moeda. O objetivo é reeleger no Rio o deputado Eduardo Cunha, atual líder do PMDB na Câmara. Em seguida, levá-lo à disputa pela presidência da Câmara — terceiro posto na linha sucessória da República.

A despeito de indivíduos e interesses obscurantistas no jogo eleitoral, o que as pesquisas mostram é a receptividade de parte do eleitorado ao projeto liberal-conservador. Refletem a fermentação em torno de ideias afinadas com o liberalismo econômico e o conservadorismo clássico, mesmo com mofo residual da Guerra Fria.

É saudável para a democracia. E, talvez por isso, a centro-direita tenha virado atração nas livrarias. Editoras nacionais contabilizam recordes sucessivos na impressão de autores locais, com vendas de até cem mil exemplares por título.

Original aqui

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu