Pitacos do Zé

E por falar em civilidade... (XLI)

José Ronaldo dos Santos
Desde criança eu escuto discurso de que a vegetação é muito importante para a nossa vida. Dos meus antigos, tenho na memória quintais repletos de flores e árvores frutíferas, sempre preocupados  em preservar a mínima mudinha para futuros transplantes. Por isso, quem conhece o local da minha moradia, não há como deixar de notar a calçada com lindas árvores e palmeiras. O negativo disso são as pessoas sem educação, que acham no direito de depositar em suas raízes os mais variados lixos. Assim, de mês em mês é preciso fazer uma varredura, recolher os mais estranhos objetos (garrafas, tubetes de cocaína, roupas, preservativos etc.). Agora, o pior: na semana passada, notei bem rente ao tronco de uma das palmeiras, marcas de graxa bem densas, do tipo usada em máquinas. Com uma espátula fui para raspá-la. Foi quando notei que, aquela parte do vegetal sob a graxa coberta de pó, já estava doente, podre (pijuca). Na área maior engraxada, a casca já se desmanchava e mostrava um oco. Resumindo: eu perdi a minha palmeira plantada há 12 anos. Só resta procurar a Defesa Civil para ver o procedimento e cortá-la. Em tempo: outras duas árvores já foram muito maltratadas pelo caminhão do vizinho. Será que existe, em algum lugar civilizado, uma comissão capaz de verificar tais abusos? Quando irão entender que Dia da Árvore é todo dia?

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu