Manchetes do dia

Sábado, 27 / 07 / 2013

O Globo
"Jornada Mundial da Juventude - Só o Papa salva"
 

Uso de discursos populares, proximidade com fiéis e simpatia do Pontífice argentino conquistam brasileiros. Numa Jornada com problemas, à qual o próprio prefeito Eduardo Paes deu nota zero, Francisco é a grande estrela

A escolha de Jorge Mario Bergoglio para Papa da Igreja Católica deixou muito brasileiro ressabiado. Quatro meses depois, em visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, evento que sofre com desorganização gigante — caos no transporte público e mudanças de locais de cerimônias em cima da hora, fatos que fizeram o prefeito Eduardo Paes dar nota zero à organização da festa —, o Papa Francisco virou uma unanimidade por sua empatia e comunicação com o público, algo que não se via desde João Paulo II. Circulou pela cidade num carro popular de vidros abertos em dia de mau tempo, sorrindo e beijando criancinhas. Quebrou protocolos e disse que gostaria de entrar em casas de Varginha para tomar cafezinho, mas não cachaça. E lembrou do hábito dos brasileiros de colocar mais água no feijão para partilhar comida, deixando fiéis histéricos. Após a Via Sacra, ontem, trezentos manifestantes protestaram na Avenida Atlântica, assustando peregrinos, mas foram isolados pela Força Nacional.


O Estado de São Paulo
"Papa fala em incoerências na Igreja e articula reforma"
 

Mudanças na Cúria serão iniciadas na volta a Roma; parte do tempo no Rio é dedicada a reuniões com cardeais

O papa reconheceu pela primeira vez em público “incoerências” na Igreja e, durante a Jornada Mundial da Juventude, articula uma reforma da Cúria a ser iniciada assim que retomar a Roma. Em pronunciamento durante a via-crúcis, ontem, na Praia de Copacabana, Francisco fez um mea-culpa, diante da Igreja que ele assumiu. Fontes do Vaticano admitiram que o pontífice tem dedicado boa parte de seu tempo ao estudo de mudanças. No Rio, o papa aproveitou folga na agenda, durante a terça-feira, quando estava oficialmente de “descanso”, para discutir projetos com grupos religiosos e cardeais latino-americanos. A meta é criar estrutura que permita esvaziar brigas pelo poder e implementar uma gestão moderna.


Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu