Manchetes do dia

Terça-feira, 12 / 02 / 2013

O Globo
"O sagrado: Trono vazio no Vaticano" 

Primeiro Papa a renunciar em 600 anos, Bento XVI alega saúde frágil; sucessor será eleito até a Páscoa

Em pleno carnaval, anúncio do fim do pontificado, marcado por escândalos de pedofilia e vazamento de documentos secretos, surpreende o mundo. Dois brasileiros aparecem na ampla lista de candidatos. Jornada da Juventude, no Rio, em julho, está confirmada. Líder religioso dos 1,2 bilhão de católicos, o Papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar que aos 85 anos não tem mais a força física e mental para exercer suas funções e que renunciará no dia 28 ao pontificado, após quase oito anos no cargo. Um novo conclave será convocado, e 118 cardeais deverão eleger um Papa até a Páscoa. Dois brasileiros, dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, aparecem na ampla lista de candidatos para suceder Bento XVI, que nomeou mais da metade dos cardeais. Escândalos de pedofilia envolvendo padres e vazamento de documentos confidenciais da Vaticano ofuscaram o seu papado.


O Estado de São Paulo
"Fragilizado, Bento XVI surpreende e renuncia" 

No comunicado, papa fala que ‘força da mente e do corpo’ diminuiu e em ‘incapacidade de administrar’. Ele ficará até 28 de fevereiro, quando será convocado conclave. Último pontífice a deixar o cargo em vida foi há seis séculos

O papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao anunciar ontem, em uma reunião com cardeais, sua renúncia ao pontificado, para o qual foi eleito em 19 de abril de 2005. Aos 85 anos, Joseph Ratzinger alegou idade avançada e falta de vigor físico e espiritual para cumprir sua missão. A decisão de fazer o comunicado em um consistório indica que o papa quis evitar algum tipo de comoção. Bento XVI disse que permanecerá no cargo até 28 de fevereiro, quando deverá ser convocado o conclave para a eleição do novo sumo pontífice. O processo deverá ser rápido, pois não será necessário observar o prazo de nove dias previsto para funerais. Imediatamente após a notícia da renúncia, começaram as especulações sobre quem será eleito para chefiar a Igreja. A escolha caberá a 117 cardeais de todo o mundo - o Brasil tem cinco eleitores. O papa não participará da eleição. O último pontífice que deixou o cargo em vida foi Gregório XII, em 1415.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu