Ubatuba em foco


Sucateamento e suspeita de furto resumem situação do patrimônio deixado pela antiga prefeitura

Em plena época de chuvas, Defesa Civil não tem sequer botas para os funcionários

Assessoria M.M.
Gabinete do prefeito sem computador, Defesa Civil sem equipamentos, Secretaria de Obras com maquinário sucateado, dados e arquivos apagados em diversos departamentos e até a suspeita de furto de um notebook no setor Jurídico são alguns dos muitos exemplos que revelam a situação encontrada pelo novo prefeito de Ubatuba no seu primeiro dia de mandato. O sucateamento de material e o esvaziamento de dados e informações foram observados em praticamente todos os setores da prefeitura.

Segundo o prefeito Maurício, devido à época de chuvas, uma das situações mais críticas foi observada na Defesa Civil, onde a falta de material é generalizada. “No relatório passado pelo novo chefe da Defesa Civil foi constatado que os funcionários não têm sequer botas para trabalhar. Os dois veículos estão parados com problemas mecânicos e não existe equipamento adequado  para que se possa atuar em uma situação de emergência. Eu estou profundamente indignado com o tamanho da irresponsabilidade, pois chega a ser um crime contra a população deixar uma Defesa Civil nesse estado de abandono sabendo que, desde dezembro, estamos em plena época de chuva”, ressaltou Maurício, garantindo que já está realizando uma gestão emergencial, com o objetivo de garantir as mínimas condições de trabalho para os funcionários da Defesa Civil para este verão.



“Tivemos algumas ocorrências na região Norte e cedi o carro do gabinete para que o pessoal pudesse ir até lá, pois os veículos da Defesa Civil estão sem condições de uso. Também já estamos nos mobilizando para a aquisição de uma moto serra e de equipamentos básicos, como botas, capas e capacetes”, afirmou o novo prefeito.

Na secretaria de Obras o abandono é o mesmo e diversos veículos e equipamentos estão sucateados. No local onde funciona a pasta da Pesca, o novo secretário não encontrou nenhum computador e, consequentemente, nenhum arquivo ou dado referente ao setor. No departamento de comunicação, o único documento salvo nas máquinas tinha o título “hahaha” e se tratava de uma imagem baixada da internet.



O mesmo ocorreu no setor de assuntos comunitários, onde os relatórios de contribuintes e os cadastros das Associações foram deletados. A ausência de arquivos também foi marca dentro da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo que não identificou nenhum registro de obra pública, além de não ter localizado o levantamento de áreas congeladas nos últimos anos.

Um dos casos mais graves ocorreu dentro da Secretaria de Assuntos Jurídicos, onde já foi aberta uma sindicância para apurar o sumiço de um computador pertencente ao patrimônio da prefeitura. O desaparecimento do aparelho gerou ainda o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Militar.

Segundo o novo prefeito Mauricio, eram esperadas algumas dificuldades, porém, não nessa grande proporção. “São raríssimos os locais onde não me trouxeram algum problema de sucateamento e abandono geral. Pelos últimos anos da gestão passada já imaginávamos que teríamos dificuldades internas, até pela situação ruim da cidade. No entanto, o que encontramos foi um estado deplorável do aparelho público. Se isso ocorreu propositalmente para atrapalhar esse nosso começo de governo eu quero avisar que vamos superar isso com muito trabalho. Mas a população precisa saber de fato o tamanho da irresponsabilidade pública que acabou se tornando a marca dessa administração que passou”, completou Maurício, acrescentando que o atual departamento jurídico da prefeitura tomará as providências cabíveis após a conclusão do diagnóstico referente ao patrimônio público de Ubatuba.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu