Manchetes do dia

Terça-feira, 16 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Marqueteiro de Lula é absolvido pelo Supremo" 

Para ministros, Duda Mendonça não tinha como saber da origem ilícita de dinheiro

O STF absolveu o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no caso do mensalão. Ele recebeu R$.11 milhões do PT pela campanha de Lula em 2002. A maioria dos ministros do Supremo seguiu o entendimento do revisor Ricardo Lewandowski, segundo o qual o pagamento ao marqueteiro foi legítimo e não ficou provado que ele sabia da origem ilícita do dinheiro.
A maior parte do que Duda recebeu foi depositada numa conta no Caribe. Outros cinco réus, ligados ao núcleo publicitário e financeiro, entre eles Marcos Valério, foram condenados por evasão de divisas. É a primeira vez que não prevalece o voto do relator Joaquim Barbosa, que considerou Duda e a sócia culpados de lavagem. 


O Estado de São Paulo
"STF absolve Duda Mendonça e sua sócia no caso mensalão" 

Lewandowski e mais 5 ministros consideraram que não houve lavagem de dinheiro e evasão de divisas

O Supremo Tribunal Federal absolveu o publicitário Duda Mendonça, marqueteiro da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, da acusação de lavagem de dinheiro e evasão de divisas - remessa ilegal de dinheiro para o exterior. O relator do processo, Joaquim Barbosa, votou pela condenação, mas foi derrotado pela tese do revisor, Ricardo Lewandowski, que votou pela absolvição e foi seguido por mais cinco ministros. No entendimento de Lewandowski, Duda e sua sócia, Zilmar Fernandes, também ré no processo, não tinham como saber que o dinheiro que recebiam tinha origem criminosa. “Nesse caso, o Ministério Público não comprovou que os réus tivessem ciência da origem ilícita do dinheiro”, afirmou. Na acusação, o MP considerou que Duda teria cometido crime ao abrir conta no exterior para receber R$ 10,8 milhões referentes ao pagamento pelos serviços prestados à campanha de Lula.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu