Manchetes do dia

Terça-feira, 06 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Futuro dos EUA está nas mãos de 8 Estados indecisos" 

Pesquisas de opinião mostram democrata Barack Obama e republicano Mitt Romney empatados no dia da eleição

O democrata Barack Hussein Obama II, 51, e o republicano Willard Mitt Romney, 65, chegam ao dia da eleição presidencial dos EUA tecnicamente empatados, segundo as pesquisas. No sistema americano, porém, são delegados nomeados pelos Estados que decidem quem chega à Casa Branca — o vencedor não é necessariamente quem tem mais votos da população. Por isso, os candidatos se concentraram em oito Estados ainda indecisos. Os outros 42 Estados tendem para um lado ou para o outro, como Nova York (tradicionalmente democrata) e Texas (republicano). O medo de uma apuração confusa, como ocorreu em 2000, é grande nesses locais em que a votação promete ser apertada.

O Estado de São Paulo
"Pesquisa dá ligeira vantagem a Obama" 

Em busca do segundo mandato, democrata é favorito para vencer as eleições de hoje nos EUA na disputa com o republicano Mitt Romney

O presidente Barack Obama é o favorito para vencer as eleições de hoje nos EUA na disputa com Mitt Romney. A vantagem do democrata está no Colégio Eleitoral, onde seu caminho para alcançar a metade dos 538 delegados tem menos obstáculos que o do republicano. De acordo com a média das pesquisas calculada pelo site Real Clear Politics, Obama tem 48,5% das intenções de voto e Romney, 48,1% - ou seja, dentro da margem de erro. Nos EUA, o presidente é eleito no Colégio Eleitoral. Ao vencer em um Estado, o candidato leva todos os seus delegados. Obama será julgado pelo eleitorado pelos resultados de sua política econômica e pelo grau de confiança que conseguiu atrair. Hoje também ocorrem as eleições legislativas. Toda a Câmara e um terço do Senado serão renovados.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu