Manchetes do dia

Terça-feira, 27 / 11 / 2012

Folha de São Paulo
"Grupo usou senha para adulterar dados do MEC" 

Com alterações, faculdade de ex-servidor preso poderia obter mais recursos

O ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira, preso sob suspeita de tráfico de influência em órgãos federais, obteve senha privativa de funcionário do Ministério da Educação para alterar dados financeiros de faculdade que pertence à sua família, informam Mario César Carvalho, Paulo Gama e José Ernesto Credendio. Com essas alterações, a faculdade poderia conseguir mais recursos do governo em programas como o Prouni, de bolsas para estudantes, e o Fies, de financiamento de mensalidades. A PF gravou em março conversa entre Vieira e o funcionário do MEC Márcio Alexandre Barbosa Lima em que o ex-diretor da ANA diz: “Eu tô querendo entrar aqui no MEC (...) com sua senha. Me fala seu CPF”. O MEC afastou Lima e outro funcionário.

O Estado de São Paulo
"Ministro da AGU admite desgaste e anula parecer suspeito" 

Adams afirma que instituição foi afetada e que é preciso dar uma resposta; delator do esquema de pareceres falsos diz que mais funcionários do TCU podem estar envolvidos

O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, admitiu ter sido politicamente atingido pela descoberta do esquema de venda de pareceres técnicos que derrubou seu braço direito na AGU, José Weber Holanda. Além do prejuízo pessoal, Adams afirmou ao repórter Felipe Recondo que a AGU também foi atingida na sua credibilidade e que fará um pente-fino em documentos emitidos pelo órgão. “É claro que me atinge. Não tenho como negar”, disse. Weber é investigado por ter ajudado o ex-senador Gilberto Miranda. Delator do comércio de pareceres em órgãos federais, o ex-auditor Cyonil Faria Júnior afirmou que as irregularidades podem envolver mais servidores do Tribunal de Contas da União (TCU). Em depoimento à Polícia Federal, o ex-auditor citou um "suposto esquema de fraudes em licitações e contratos”.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu