Coluna do Celsinho

Relação

Celso de Almeida Jr.
Uma das principais qualidades das sociedades democráticas é disponibilizar arquivos públicos e particulares aos interessados de todo o mundo.

Valendo-se destas ferramentas, Richard Aldous escreveu Reagan e Thatcher - Uma relação difícil, publicado no Brasil pela Editora Record.

Os capítulos, repletos de detalhes sobre o período Reagan-Thatcher, têm a marca do criterioso pesquisador Aldous, que é professor de História Inglesa e Literatura no Bard College, em Nova York, além de autor e editor de nove livros.

Os documentos que o embasaram, nesta biografia dupla, mostram diferenças estratégicas cruciais entre os dois líderes, que se esforçaram para trabalhar juntos enfrentando a então União Soviética.

A aparente imagem pública de harmonia entre Reagan e Thatcher procurava ocultar uma relação competitiva intensa, complexa, tumultuada.

Numa das passagens, Lady Thatcher sintetiza a sua visão sobre o relacionamento com o líder norte americano: "Deu tudo certo, porque ele tinha mais medo de mim do que eu dele".

Uma excelente leitura para quem busca entender a política, os políticos e a extraordinária dinâmica do poder.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu