Coluna do Celsinho

Voluntariado

Celso de Almeida Jr.
O vereador Mauro Barros propôs e a Câmara de Ubatuba aprovou na última terça-feira, 3 de maio, uma Moção de Congratulações ao projeto Ninja-Núcleo Infantojuvenil de Aviação, prestando homenagem a direção do Colégio Dominique e também a Luiz Carlos de Lima, Lemar Gonçalves e Cesar Rodrigues da Costa.

Representando a escola, agradeci o respeito que a Câmara sempre teve com nossa instituição, em diversos momentos.

Nos mais recentes, foi da Câmara que veio o reconhecimento pela implantação, em 2006, da primeira faculdade de ensino a distância em nossa cidade, parceria do Colégio Dominique com o Grupo Educacional Uninter.

A mesma postura foi repetida pelos vereadores quando formamos a primeira turma de Gestores Públicos, curso superior a distância com excelente avaliação do MEC.

Posteriormente, a Câmara apoiou a realização dos Congressos Nacional e Internacional de Educação, projeto que defendemos e que esperamos, no futuro, integre com a FLIP - Festa Literária Internacional de Parati um calendário cultural de grande alcance, atraindo, também para Ubatuba, no mês de julho, grande público do Brasil e do mundo. Para tanto, precisamos nos aproximar da vizinha cidade fluminense, atuando com profissionalismo; planejando com antecedência; somando esforços com os representantes do turismo local e regional.

Fiquei muito feliz, também, pelo reconhecimento de nossos vereadores aos coordenadores do Ninja: Luiz, Lemar e Rodrigues.

Luiz Carlos de Lima, morador na Maranduba, é apaixonado por aviação e um batalhador para fomentar o aeromodelismo no município. Em 2006, por ocasião do centenário do voo do 14-bis, Luiz foi voz solitária em nossa cidade, ressaltando a importância da data e insistindo que deveríamos valorizar mais a história de Gastão Madeira, pioneiro da aviação, nascido em Ubatuba. Hoje, com a garotada do Ninja, na Sala Gastão Madeira, Luiz está fazendo um belo trabalho, cujos frutos serão colhidos brevemente. Poderia, porém, já ter alcançado muitos alunos nos últimos anos, caso tivesse apoio e incentivo quando lançou a ideia, em 2006.

Lemar Gonçalves estudou na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, RJ. Em 1952 formou-se como 1º aluno da turma, recebendo os cumprimentos do então Presidente da República, Getúlio Vargas.

Lemar foi piloto do Esquadrão Pelicano da FAB e coordenou a montagem e operação dos primeiros helicópteros de busca e salvamento no Brasil. Foi, também, piloto da Presidência da República, na gestão de Juscelino Kubitschek. No professor Lemar Gonçalves nos inspiramos para a criação do Núcleo Infantojuvenil de Aviação-NINJA e dele recebemos toda orientação e apoio. Quem o conhece sabe como este homem generoso se alegra em compartilhar, com incrível modéstia, o seu vasto conhecimento.

Cesar Rodrigues da Costa é voluntário e grande incentivador do Ninja, desde a primeira hora. Profissional da aviação, reside e trabalha em São José dos Campos e não pôde comparecer a homenagem da Câmara. Enviou, porém, uma bela mensagem aos nossos vereadores que, concluindo este artigo, reproduzo parte, revelando aos leitores o seu nível de compromisso com o projeto. Um exemplo que devemos valorizar, divulgar e seguir:

“O Núcleo Infantojuvenil de Aviação, nascido em Ubatuba, tem como objetivo proporcionar cultura aeronáutica e informações técnicas que despertem vocações e mostrar possíveis caminhos para que crianças e jovens possam, se assim desejarem, ser profissionais do setor aeronáutico.

Ao tomar conhecimento da proposta do projeto coordenado pelo professor Lemar Gonçalves e da adesão de pessoas de bom coração para a implantação do Núcleo, senti-me tocado em colaborar como voluntário nessa empreitada.

Vejo no projeto uma ação para um bom futuro de nossa juventude e mais uma opção para proporcionar tempo útil que agregue mais conhecimento, além daquele proporcionado pelo ensino regular das escolas.

O apoio das forças vivas de Ubatuba, representadas pelos senhores vereadores, se soma a outros incentivos, entre os quais o do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

Mais que um projeto social, mais que um projeto pedagógico, classifico o NINJA como um projeto patriótico. E independente de siglas, isto é o que conta, porque o Brasil é merecedor do nosso amor e cuidado. Assim, além da educação formal, as atividades culturais complementares e continuadas contribuem, com certeza, para um bom futuro para os jovens de Ubatuba e do Brasil.”

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu