Ubatuba

Em busca da felicidade

Sidney Borges
Feriado prolongado, calor, muito calor, quero ser um mico de cavalinhos se o mundo não está esquentando. A cada verão que passa verifico empiricamente, através de percepção sensorial, o fenômeno do aquecimento. Enquanto isso, no lado de cima do Equador, o frio toma conta de tudo, empilhando neve nas ruas e provocando engavetamentos nas estradas.

O fato é que o tempo mudou.

Com frio ou calor as pessoas continuam buscando aquela coisa etérea e fugaz chamada felicidade. Para os que passam a maior parte do ano presos em escritórios, salas de aulas, consultórios, fábricas e demais ambientes de trabalho, é da maior importância quebrar a rotina. Férias, praia, sol, descontração, roupas leves e passeios à beira mar em noite enluarada. É o sonho acalentado nos congestionamentos diários das metrópoles. Quando as férias chegam é preciso viver o sonho. Com ímpeto. Com garra e determinação. Nem um único e mísero segundo pode ser desperdiçado.

Nestes dias ensolarados em que Ubatuba recebe milhares de turistas, tenho prestado atenção ao tráfego de veículos dotados de sirenes. Ambulâncias, viaturas do corpo de bombeiros, polícia. Em certos momentos vem a sensação de estar em São Paulo. A mesma trilha sonora.

Não são poucos os casos que envolvem cuidados médicos. A maior parte por excessos. Uma caipirinha a mais e a prudência é amortecida, primeiro passo para a imprudência.

Com sol a pino, pastéis, cerveja e camarãozinho frito antes do banho de mar podem redundar em indigestão. E tome ambulância. Tudo por alguns momentos de felicidade.

São as vítimas do entusiasmo, cujo lema é: it's now or never.

Se me fosse dado falar às massas eu diria: calma gente. Devagar com o andor que o santo é de barro. Cuidado com o sol, dá câncer de pele e amolece o miolo.

Twitter

Comentários

Carlos disse…
Caro Sidney,

Feliz Ano Novo. O que seria "mico de cavalinhos"?

Seria um "mico de circo" num "circo de cavalinhos"?

Ficou interessante, ainda que gongórico. Ou por isso mesmo!

Um abraço

Carlos
sidney borges disse…
Acertou Carlos. "Mico de cavalinhos" é mesmo um mico de circo de cavalinhos. Mas não é um mico de cavalinhos qualquer, é um "mico leão dourado de cavlinhos". Dizem que esses bichinhos correm risco de extinção. Isso é triste, cada vez que um espécie desaparece na Terra uma estrela se apaga no firmamento. Estou pensando em fundar uma ONG para proteger micos leões dourados e estrelas. Em seguida pedir um dinheirinho para a Petrobras.
Carlos disse…
acho que vai ter que entrar na fila. que aliás aumenta exponencialmente todo minuto.

se der certo, não se esqueça: cavalinhos de parque de diversões também estão em extinção. rangers, casas assombradas, carrinhos bate-bate e ursinhos de tiro-ao-alvo ainda não, ainda têm protetores.

abraços


carlos

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu