Educação

Fuvest e PUC-SP deixam de usar Enem

Por causa do adiamento, exame não contará pontos nos vestibulares

Fabio Mazzitelli, Ana Bizzotto e Mariana Mandelli
Os vestibulares que selecionam para Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) descartaram o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor as notas dos candidatos. Anteontem, a Unicamp havia tomado a mesma decisão. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) estuda alterar o calendário do vestibular.

O motivo é o adiamento do exame para 5 e 6 de dezembro, após o vazamento das provas que seriam aplicadas no último fim de semana. O Enem foi cancelado no dia 1º após o Estado ser procurado por dois homens que queriam vender o cadernos de questões. O jornal recusou e denunciou ao Ministério da Educação (MEC).


A intenção da Unesp de alterar seu calendário foi fornecida pela pró-reitora de graduação, Sheila Zambello de Pinho. Mas a mudança tem de ser submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Não está descartada uma convocação extraordinária do conselho. O segundo dia do Enem (6 de dezembro) coincide com provas de habilidades específicas da Unesp. As notas do exame valem até 20% da primeira fase da Unesp, que havia informado que poderia aguardar o Enem até 15 de janeiro. Ontem, o MEC fixou 5 de fevereiro como data-limite para entregar o resultado.
Leia mais

Nota do Editor - Fizeram bem as tradicionais universidades em deixar de lado o marketing do governo. O que é o Enem? Alguma revolução que vai substituir o conhecimento? Os melhores alunos dos colégios particulares serão aprovados sempre, com ou sem Enem. Não acontece o mesmo com os bons alunos das escolas públicas. Embora o material humano seja bom, a escola pública não faz a sua parte. Não ensina. Não cumpre o programa do vestibular. No frigir dos ovos mudar o telhado não altera as más condições das fundações. Antes de cuidar de avaliações é preciso ensinar. No Brasil de verdade a escola não faz a lição de casa. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu