Acontecendo na cidade

Inpe e Nasa realizam conferência sobre a atividade do Sol em Ubatuba

O Inpe estuda os processos básicos da interação Sol-Terra através de observações e simulação computacional

Do VNews (original aqui)
Até sexta-feira (9), cientistas de diversos países estão no Brasil para apresentar pesquisas sobre a influência da variabilidade solar sobre fenômenos geofísicos e heliosféricos. O International Living With a Star – ILWS, em Ubatuba, é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela agência espacial americana, NASA.


O evento abordará os seguintes temas: Influência da atividade geomagnética e solar no clima terrestre; Magnetosfera; Ionosfera; Heliosfera; Eletrodinâmica de baixa latitude, e Tempestades magnéticas severas. Fenômenos como as tempestades geomagnéticas severas, que acontecem quando partículas muito energéticas e campos magnéticos muito intensos emitidos pelo Sol atravessam o meio interplanetário e interagem com o campo geomagnético da Terra, podem causar prejuízos em satélites e afetar as telecomunicações e o Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O Inpe estuda os processos básicos da interação Sol-Terra através de observações e simulação computacional. Em colaboração com instituições estrangeiras, os pesquisadores utilizam dados de observatórios geomagnéticos e satélites para o estudo da atividade solar, do meio interplanetário, do campo magnético terrestre e das condições ionosféricas.

Informações sobre o evento em Ubatuba estão disponíveis na internet.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu