Brasil

Enem vem que não tem

Sidney Borges
Se alguém me dissesse eu não acreditaria. No entanto é a realidade, o Enem foi cancelado por ter havido vazamento da prova. Milhares de alunos frustrados. Tenho muita curiosidade sobre o propósito do Enem e de seus resultados. Para mim é uma forma de avaliação dentre tantas que há, algumas difíceis, outras criativas, a maioria burocrática. Não posso falar sobre todas as disciplinas, tenho vivência com Física. O programa exigido é semelhante ao da Fuvest. Os alunos bem preparados saem-se bem em qualquer forma de avaliação. Ouço falar que o Enem vai evitar decoreba, os alunos serão instados a usar raciocínio e não recorrer a conceitos memorizados apenas para as provas. Há uma grande distância entre desejo e prática. Na última prova a primeira questão de Física era pura decoreba. Sem o conhecimento de uma fórmula que o aluno nunca mais vai usar na vida não haveria saída. Exemplo de falta de compromisso com as palavras, dizem uma coisa, fazem outra. A convite de uma editora tenho escrito questões com enunciados longos, gráficos e infográficos. Supondo que serão parecidas com as do Enem. Imagino que prenderão a atenção dos alunos. Claro, daqueles que sabem ler e conseguem interpretar um texto. Na rede pública são cada dia mais raros. Antes de avaliar seria mais lógico ensinar. Educação é política de estado, medidas adotadas hoje demorarão a surtir efeito. Políticos querem resultados rápidos então traçam políticas de governo, tomam medidas de impacto que podem render votos. O resultado é que o Brasil está mal na área educacional. E não há sinais de que isso vá mudar.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu