Manchetes do dia

Sexta-feira, 30 / 03 / 2007

Folha de São Paulo:
"TV pública não será chapa-branca, diz Lula"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a rede pública de rádio e TV que pretende criar em seu segundo mandato será 'séria', longe do chamado jornalismo 'chapa-branca', isto é, favorável ao governo. 'Chapa-branca parece bom, mas enche o saco. Gente puxando o saco não dá certo', disse. Lula definiu o jornalismo que quer ver: 'A informação como ela é, sem pintar de cor-de-rosa, mas também sem pichá-la'.


O Globo:
"Governo mudará Previdência só para futuros aposentados"
O presidente Lula afirmou, no discurso em que deu posse a cinco novos ministros, que será necessário mexer nas regras da Previdência para o setor privado, com o objetivo de garantir às futuras gerações um sistema de seguridade social adequado. "Quero avisar a todos aqueles que acham que a Previdência é insolúvel, que ela vai ser consertada sem que a gente jogue no colo dos pobres a responsabilidade pelo déficit", disse Lula, prometendo manter a aposentadoria rural, responsável por parte do déficit. As mudanças serão discutidas em um fórum com a participação do governo, dos trabalhadores, dos aposentados e dos patrões. O novo ministro da Previdência, Luiz Marinho, disse que as novas regras não afetarão os trabalhadores em atividade, especialmente os que estão perto de se aposentar. O ministro fez um apelo: "Aqueles que estão para se aposentar, não precisam sair correndo para fazer isso".


O Estado de São Paulo:
"STF libera CPI do Apagão"
O governo teve ontem uma derrota no Supremo Tribunal Federal (STF), com a decisão do ministro Celso de Mello de reconhecer razão para a CPI do Apagão ser criada. O pedido de CPI foi arquivado na semana passada pelo plenário da Câmara, o que, segundo Mello, ele não tem poder para determinar a instalação imediata da CPI pela Câmara; isso só poderá ser feito pelo plenário do STF, que deverá decidir a respeito no fim de abril ou começo de maio. A expectativa é de que o plenário confirmará o despacho de Mello; há jurisprudência recente do tribunal que reconhece os direitos de as minorias parlamentares promoverem investigações. A oposição alega que já não há motivo para a CPI não ser instalada e promete bloquear de novo as votações. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), porém, disse que vai aguardar a decisão do plenário do STF.


Jornal do Brasil:
"STF proíbe governo de arquivar CPI do apagão"
Em liminar concedida ontem, o ministro Celso Mello, do STF, derrubou a decisão da bancada governista que tinha arquivado o pedido da instalação de uma CPI para investigar o apagão aéreo. Derrotado no STF, o governo obteve, no entanto, uma vantagem com a compra da Varig pela Gol. A empresa se compromete a não cobrar créditos da União.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu