Manchetes do dia

Segunda-feira 11 / 04 / 2016

O Globo
"Planalto concentra força na votação em plenário"

Derrota hoje na comissão da Câmara é dada como certa pelo governo

Ministros e o ex-presidente Lula vão intensificar negociações junto a parlamentares para tentar conseguir os 172 votos necessários à derrubada do impedimento de Dilma no próximo fim de semana

O governo acredita ser muito difícil evitar hoje a aprovação do parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff, na comissão do impeachment. Por isso, decidiu apostar todas as fichas nas articulações para conseguir os 172 votos necessários a um resultado favorável no plenário da Câmara, no próximo fim de semana. Levantamento do GLOBO mostra que, dos 65 integrantes da comissão, 34 estão a favor do impeachment, 21 são contrários e dez continuam indecisos. O ex-presidente Lula e ministros retomarão encontros com dirigentes de vários partidos e com parlamentares para negociar os apoios. A oposição, por sua vez, espera uma boa margem de votos hoje para criar uma “onda” pelo impedimento de Dilma.   

Folha de S.Paulo
"Governo prevê revés em comissão e tenta se salvar no plenário"

Pessimista, Planalto busca minimizar derrota em votação que abre semana decisiva para o futuro do governo Dilma

O governo admite que será derrotado na votação, nesta segunda,do relatório que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff em comissão especial da Câmara. Os aliados da petista tentarão minimizar a derrota com vistas à votação em plenário, que deve ocorrer no próximo domingo (17). Quanto maior a diferença pró-impeachment hoje, avalia o Planalto, menor será a chance de reverter o quadro. A ameaça de debandada do aliado PP e o temor de novidades na Operação Lava Jato ampliaram o pessimismo palaciano na semana decisiva para a defesa do mandato da presidente. A delação de ex-executivos da Andrade Gutierrez associando campanhas de Dilma ao petrolão e a articulação do PMDB em torno de um futuro governo do vice Michel Temer atrapalharam o trabalho feito pelo ex-presidente Lula e pelo governo para angariar apoio na reta final do processo.       

O Estado de S.Paulo
"PT tenta evitar que revés em comissão contamine plenário"

Planalto considera ‘pequena vitória’ decisão do colegiado de abrir mão da votação nominal

Integrantes do governo se esforçavam no fim de semana para minimizar a provável derrota hoje na votação da Comissão Especial do Impeachment. O colegiado deve aprovar a admissão do parecer em favor da abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. O temor do Planalto é de que um revés muito expressivo acabe contaminando a votação do tema no plenário, prevista para começar na sexta-feira e se estender até domingo. Se isso ocorrer, avaliam governistas, a percepção de fraqueza e de isolamento político da presidente Dilma deve se ampliar. Ontem e anteontem, a base governista se concentrou na busca de pelo menos 30 dos 65 votos da comissão. A determinação do presidente do colegiado, Rogério Rosso (PSD-DF), de que a votação se dará por meio do painel eletrônico e não pela chamada nominal foi considerada “uma pequena vitória” pelo Planalto. Por outro lado, a oposição avalia que um triunfo hoje na comissão lhe dará fôlego para esta semana decisiva.     
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu