Região

Litoral de São Paulo terá "check-in anticrime" no verão

Folha.com
Primeiro foram moradores de praias nobres de São Sebastião, como Baleia e Barra do Sahy, que contrataram vigilância privada para suprir a falta de policiamento e melhorar a sensação de segurança no litoral norte de SP. Depois, vias públicas passaram a receber câmeras.

Na temporada, média de roubos no litoral de São Paulo pode até triplicar.

Somado ao reforço dessas estratégias, agora tem prefeitura que prepara check-in anticrime para controlar quem aluga casas de veraneio, informa a reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A iniciativa é de Caraguatatuba, que passará a exigir no mês que vem a ficha criminal de quem quiser ocupar algum imóvel na temporada. Ou seja, além de contrato e documentos dos inquilinos, os proprietários e imobiliárias terão de requisitar atestados de antecedentes dos interessados em se hospedar.

Em caso de recusa, devem levantar por conta própria a ficha simplificada, conhecida como DVC (Divisão de Vigilância e Capturas), ou avisar os órgãos policiais, sob pena de multa de três salários mínimos -R$ 1.530.

O objetivo declarado é evitar que imóveis de uso temporário -que representam metade do total em Caraguá, com 30 mil unidades- sejam usados na prática de crimes. Nos últimos anos, foram identificadas casas usadas como cativeiro e para abrigar ladrões. Caraguá também esteve no topo de alguns índices de criminalidade em SP.

A exigência do atestado em Caraguá foi fixada por lei municipal aprovada há um ano.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu