Abastecimento facilitado

Ilha dos Pescadores deverá receber bomba de óleo diesel ainda este ano

A bomba vai abastecer as 190 embarcações cadastradas no Registro Geral de Pesca e beneficiar mais de dois mil pescadores do principal local de desembarque da frota artesanal de Ubatuba

Foi vitoriosa a luta do vereador Jairo dos Santos – PT junto à Secretaria Especial de Pesca, do governo do presidente Lula, para obter o licenciamento para a instalação de uma bomba de óleo diesel na Ilha dos Pescadores.
Foram várias reuniões realizadas em Ubatuba e em São Paulo, entre os pescadores, o presidente da Colônia, Cláudio dos Santos, o Cacá e o vereador Jairo, envolvendo os representantes da CETESB, SPU, DPRN, Secretaria de Agricultura e Pesca, Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Secretaria do Meio Ambiente até se chegar a um bom termo.
A luta pela obtenção do licenciamento vem desde 2003, quando a Colônia Z10 se cadastrou na Subvenção Econômica do Óleo Diesel do Governo Federal, política de pesca que teve um grande avanço com o presidente Lula.
De acordo com Cacá, agora, “graças ao empenho do vereador Jairo dos Santos, que encampou o projeto, e o apoio da Prefeitura Municipal, os pescadores poderão abastecer as embarcações, depois de instalada a bomba, com 20 por cento de desconto”.
A Colônia Z10 representa mais de 10 por cento do pescado capturado no Estado de São Paulo, contribuindo para o terceiro lugar do Município como produtor: são três mil toneladas e uma renda anual de 9 milhões e 200 mil reais. E, para o vereador Jairo, “não é justo que os 2 mil e 80 pescadores e pescadoras saiam atrás de postos de combustíveis com dois galões nas costas para abastecer suas embarcações”. Agora, o SPU – Serviço do Patrimônio da União – tenta mecanismos para instalar a bomba de diesel na Ilha dos Pescadores, até o final de dezembro. “E isso deverá acontecer, mesmo sem o projeto de Reurbanização, que a Prefeitura vem prometendo desde março deste ano”, concluiu Jairo.
Fonte: Assessoria Jairo dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu