Manchetes do dia

Terça-feira 17 / 11 / 2015

O Globo
"Hollande quer mais poder na guerra contra o terror"


Francês se reunirá com Putin e Obama, que descarta tropas terrestres

França envia porta-aviões nuclear Charles de Gaulle ao Mediterrâneo para triplicar sua capacidade ofensiva contra o Estado Islâmico na Síria; polícia francesa faz 168 operações e prende 23 suspeitos

Em resposta ao massacre de 129 pessoas por jihadistas em Paris, na sexta-feira, o presidente François Hollande propôs a uma chocada França a reforma da Constituição para dar mais poderes ao Executivo, conta DEBORAH BERLINCK. No terceiro discurso de um chefe de Estado em sessão conjunta do Parlamento desde 1848, ele disse que o país enfrenta “um novo tipo de guerra” e precisa de outros instrumentos para combater os extremistas. Hollande afirmou que vai se reunir com os presidentes Obama, dos EUA, e Putin, da Rússia, na busca da união contra o terrorismo. Na Turquia para a reunião do G-20, Obama voltou a descartar o uso de forças terrestres contra o EI. Na frente militar, a França enviou um porta-aviões nuclear ao Mediterrâneo para reforçar o ataque ao terror na Síria. Ontem, a polícia francesa prendeu 23 suspeitos.  

Folha de S.Paulo
"França amplia caça a terroristas pelas ruas"

Hollande quer coalizão única para conter Estado Islâmico

A ofensiva policial nas ruas da França e da Bélgica foi intensificada para identificar os responsáveis pelos atentados em Paris, que provocaram 129 mortes na sexta- feira (13). Apenas na França, foram pelo menos 168 ações policiais de busca, detenção e apreensão. Os investigadores, informa o enviado Leandro Colon, acreditam que o mentor dos ataques foi o belga Abdelhamid Abaaoud, 27, que está foragido. Em Bruxelas, as ruas de Molenbeek, bairro que concentra uma grande comunidade islâmica, foram bloqueadas, com relatos de bombas e tiros. Em discurso no Parlamento francês, o presidente François Hollande afirmou que o país está em guerra. Ele defendeu um endurecimento dos bombardeios contra posições do Estado Islâmico na Síria e mudanças na Constituição — incluindo a destituição da nacionalidade francesa de condenados por terrorismo. Em tom bélico, Hollande pediu que os parlamentares prolonguem o estado de emergência por três meses. O presidente também propôs uma coalizão “única” de forças aliadas para atuar contra o Estado Islâmico nos terrenos ocupados no Iraque e na Síria.    

O Estado de S.Paulo
"França aponta mentor de ataques e Hollande diz que país está em guerra"


'Cérebro' dos atentados seria jovem belga, refugiado na Síria. Cinco terroristas identificados foram treinados pelo Estado Islâmico. Presidente francês pede coalizão para aniquilar grupo. Escolas, museus e prédios públicos reabrem. EI ameaça fazer novo ataque

As polícias belga e francesa identificaram ontem o suposto mentor e financiador dos atentados de sexta-feira em Paris que, mataram 129 pessoas e feriram 350. É Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos, nascido em Bruxelas e de origem marroquina, que atualmente estaria vivendo na Síria. Como ele, os outros quatro terroristas já identificados foram treinados em áreas ocupadas pelo Estado Islâmico. Em sessão no Parlamento, o presidente François Hollande declarou que a França está em guerra, reiterou sua determinação de aniquilar o grupo radical e apelou por uma coalizão incluindo Estados Unidos e Rússia para erradicá-lo. Também propôs a ampliação para três meses do estado de emergência que ele decretou na sexta-feira. 
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu