Manchetes do dia

Domingo 10 / 05 / 2015

O Globo
"Exército contraria lei e não libera documentos secretos"

Área de inteligência ligada à Presidência também não permite acesso

A Lei de Acesso à Informação, que completa três anos esta semana, enfrenta resistência de setores do governo que impedem a consulta de documentos antes sigilosos, mas que deveriam estar disponíveis ao público. Detentor de 160 mil documentos, o Exército vem recusando seguidos pedidos desde maio de 2014, informa FRANCISCO LEALI. Órgãos de inteligência ligados à Presidência, como a Abin, fazem o mesmo. Arquivos abertos por outros setores revelam, por exemplo, o receio de atentados no país, após o 11 de Setembro de 2001, nos EUA, como mostra série de reportagens a partir de hoje.

Folha de S.Paulo
"Ajuste fiscal emperra até vitrines da presidente"

Cortes afetam programas prioritários, como Pronatec, Fies e Minha Casa

No esforço de cortar gastos e cumprir a meta fiscal, o governo tem congelado repasses a programas prioritários e suspendido o pagamento de obras e subsídios.

Vitrines do governo Dilma Rousseff para educação e habitação já são afetadas.

No Fies, programa de financiamento ao ensino superior, os recursos se esgotaram, e os contratos novos autorizados caíram para quase a metade dos de 2014.

Sem corte definido, o MEC já adiou por duas vezes o início das aulas do Pronatec, de qualificação técnica.

0 Minha Casa, Minha Vida enfrenta demora nos repasses. Parte dos cerca de R$ 1,2 bilhão que o setor tem a receber do governo está atrasada em até 45 dias, segundo entidade da construção.

Na área da defesa, a Embraer reclama de atrasos em repasses do governo para o desenvolvimento de projeto conjunto de jatos militares.

Apesar dos cortes, as despesas no primeiro trimestre ficaram só 0,8% abaixo das de 2014. Isso porque gastos obrigatórios, como INSS e benefícios sociais, continuaram subindo. 

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu