Manchetes do dia

Domingo 5 / 04 / 2015

O Globo
"Pedidos de vista paralisam 216 processos no STF"

Ministros ignoram limite de duas sessões para devolução de ações

Um dos julgamentos está parado desde 1998 por solicitação de Nelson Jobim, hoje aposentado
Prevista no regimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a regra que determina o prazo de duas semanas para que um ministro devolva ao plenário um processo do qual pediu vista é totalmente ignorada. Na mais alta Corte do país, 216 processos estão parados por este motivo, sendo que o mais antigo, de 1998, foi retirado de votação pelo ministro Nelson Jobim, que se aposentou em 2006, conta Carolina Brígido. Os pedidos servem para que ministros examinem melhor os processos antes de votar. Gilmar Mendes, por exemplo, retém há um ano o julgamento do fim do financiamento privado de campanha.

Folha de S.Paulo
"Cai investimento público em obras e equipamentos"

Com arrocho, Lava Jato e crise econômica, Tesouro gasta 31% menos no 1º bimestre

Os investimentos públicos em obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos tiveram queda generalizada neste ano. Os cortes do governo federal, das estatais e de Estados acentuam o risco de recessão econômica e agravam gargalos nacionais.

Levantamento da Folha mostra que os gastos com recursos do Tesouro caíram 31% no primeiro bimestre deste ano. Os desembolsos das estatais federais recuaram 24%. Estados como São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul também cortaram.

A freada desses gastos piorou devido ao ajuste fiscal do governo Dilma, ao escândalo da Lava Jato e à estagnação na arrecadação. Como consequência, empresas paralisaram obras e já demitiram 25 mil operários, segundo entidade sindical.

Um exemplo é a construção da ferrovia Norte-Sul, que teve trecho paralisado por falta de repasse federal. O Ministério do Planejamento disse que a queda nos investimentos era esperada, porque grandes projetos já foram concluídos.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu