Pitacos do Zé

Todos se melaram

José Ronaldo dos Santos
Este título deriva da obra Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado; especificamente de uma frase usada como recurso para mostrar o disparate que é o preconceito contra tal ou tal etnia, cuja cor de pele é tal e tal e tal etc.

Essa mistura de povos diferentes, onde “todos se melaram”, é que nos torna uma nação ímpar, capaz de continuar atraindo tanta gente, milhares de turistas a cada oportunidade do calendário.

Em Ubatuba, assim como em qualquer rincão deste Brasil, as raízes que se melaram  podem fazer a diferença num filão denominado turismo cultural.

Bem recentemente eu vivi uma prova disso. Foi em dezembro, já no findar de 2012, com a cidade repleta de visitantes, quando, juntamente com o Grupo Cantamar, sob a batuta do Júlio Mendes, percorremos o trecho reurbanizado da Avenida Guarani apresentando o Reisado em diversos pontos comerciais dali.    Posso dizer que foi uma surpresa gostosa: as pessoas sorriam, fotografavam, batiam palmas... Algumas até arriscaram um cantarolar com o grupo. Creio que foi algo inusitado. Que digam os proprietários dos estabelecimentos contemplados!

A manifestação, também denominada de Cantoria dos Reis, é uma das marcas da nossa cultura caiçara. Vários grupos estão ativos, se mostraram no evento (Dia dos Santos Reis, em 6 de janeiro) promovido pela pastoral católica coordenada por Rogério Estevenel e Guaracira.

Afinal, o importante:

A julgar pela acolhida, são as manifestações genuínas do lugar que um turismo de verdade (inteligente, preservacionista etc.) quer ver, apreciar, registrar e até mesmo se compor na atração. Quem pode estimular tais iniciativas, além da Fundart, é a Associação Comercial. Todos têm a ganhar com isso, sobretudo as raízes que serão revitalizadas pela autoestima elevada. Por que então não refletir sobre o assunto e encaminhar os trabalhos?

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu