Brasil

O Guia Genial dos Povos

Sidney Borges
No dia 5 de março de 1953, às 9 e meia da manhã, vítima de uma sequência de derrames cerebrais, Joseph Vissarionovich Djugashvili, vulgo Stalin, bateu as botas, foi pro brejo, ou em linguagem simplificada, morreu.

A nação soviética ficou perplexa, uma pergunta pairava no ar: e agora, o que será de nós?

A perplexidade durou até fevereiro de 1956 quando foi realizado em Moscou o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética e Nikita Sergueievitch Kruschev, Primeiro Secretário do Comitê Central, espantou o mundo ao abrir o Relatório Secreto que revelou fatos terriveis ligados à atuação do antigo "Guia Genial dos Povos".

Os crime abomináveis perpetrados por Stalin foram revelados e o herói da União Soviética acabou relegado ao esquecimento ostentando o codinome de "Dragão da Maldade".

No Brasil temos um candidato a "Guia Genial dos Povos", José Dirceu, ainda que ostentando aquele inconfundível sotaque de Jeca Tatu. Lula foi batizado de "Nosso Guia" pelo chanceler Celso Amorim, mas não deu certo, o apelido só foi adotado pelo jornalista Elio Gaspari.

Caso Dirceu seja absolvido das estrepolias mensalísticas terá oportunidade de candidatar-se ao título que pertenceu a seu ídolo Stalin, mas dificilmente receberá a alcunha. No Brasil nunca haverá outro Tim Maia, este sim um guia genial deste país tropical. Para Dirceu sempre restará o título de "Dragão da Maldade", eternamente em luta contra o "Santo Guerreiro"...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?