Manchetes do dia

Sábado, 24 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Carga total de tributos volta a subir em 2010"

Governo arrecadou R$ 1,2 trilhão, o equivalente a 33,56 % do PIB do país
x
A carga tributária voltou a crescer no ano passado, transferindo para os cofres do governo federal fatia maior das riquezas do país.
Estudo divulgado ontem pela Secretaria da Receita Federal mostra que tributos recolhidos pelos três níveis de governo em 2010 somaram R$ 1,2 trilhão - 33,56% do PIB. Em 2009, a carga tributária havia atingido 33,14% do PIB. Trabalho do economista José Roberto Afonso sugere que o aumento foi maior. Segundo ele, o total de impostos das três esferas de governo soma 35,16% do Produto Interno Bruto do país, se a conta incluir royalties do petróleo e outros tributos. O pico da carga tributária foi atingido em 2008, com 35,5% do PIB.


O Estado de São Paulo
"Abbas pede à ONU que reconheça a Palestina

Solicitação será avaliada pelo Conselho de Segurança; potências tentam retomar negociações de paz

O presidente palestino Mahmoud Abbas, pediu oficialmente o reconhecimento da Palestina como membro pleno da ONU. O pedido será examinado na segunda-feira pelo Conselho de Segurança – os EUA usarão o poder de veto. Abbas quer uma vitória simbólica, com o apoio de Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul e Líbano. O quarteto (EUA, Rússia, União Européia e ONU) pediu que israelenses e palestinos apresentem em até três meses planos de fronteiras e segurança. Em seu discurso, Abbas disse que os assentamentos israelenses podem “destruir” as chances de paz de Israel. Já o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou: “Primeiro os palestinos precisam fazer as pazes com Israel, e só depois terão seu Estado”.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu