Coluna do Celsinho

Exaltação

Celso de Almeida Jr.
"Os humilhados serão exaltados."

Com esta adaptação bíblica, Roberto Peixoto, prefeito de Taubaté, recebeu a ordem de prisão da Polícia Federal em sua casa, na rua do Café, onde uma pequena multidão comemorava.

Assim, na última terça-feira, 21 de junho, Peixoto, sua esposa Luciana e o ex-diretor de compras da prefeitura taubateana, Carlos Anderson, foram recolhidos às celas da PF, na capital paulista.

A operação policial, batizada de Urupês, é uma referência à obra de Monteiro Lobato, publicada em 1918 que, em essência, indica o que há de mais atrasado no país.

Neste clássico da literatura nacional, Lobato prega que a base de nossos problemas encontra-se em graves falhas de caráter do brasileiro, como a passividade, a fraqueza e a indolência.

Os vários contos que integram Urupês contemplam finais trágicos apresentando, porém, certa comicidade.

Tais ingredientes aplicam-se com precisão nesta constrangedora história vivida pelo casal Peixoto e demais personagens.

Quem acompanha a política regional percebe que as ações da Polícia Federal e do Ministério Público poderão gerar desdobramentos, revelando novos suspeitos.

Nestas horas, a prática de acusados recorrerem a textos bíblicos, adaptando-os para seus casos, mostra que a tática de transformar-se em vítima nunca sai de moda.

No quesito exaltação, Roberto Peixoto foi profético.

No mesmo dia da prisão, seu nome esteve no Trending Topics – TT Brasil, o ranking do micro blog Twitter, com os assuntos mais comentados no país.

Assim, mais uma página triste da política regional repercute nacionalmente.

Vai parar por aí?

Nesta hora, recomendo a leitura do apocalíptico evangelho de João.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu