Opinião

Podridão

A edição internacional do “New York Times” publicou uma foto patética dos empregados do hotel estendendo lençóis para tapar os executivos sendo levados para a prisão

Luis Fernando Veríssimo
“Pourriture”, era o título do editorial de primeira página do “L’Equipe”, jornal de esportes francês, sobre esse escândalo da Fifa. “Porcaria” seria a tradução mais correta; “podridão”, a mais adequada. Da porcaria algo ainda pode ser resgatado: a história da Fifa está cheia de porcaria perdoada ou esquecida. Da podridão nada se salva.

O Blatter não esteve diretamente envolvido na ação policial que prendeu o Marin e os outros capos e subcapos da Fifa em Zurique e é possível que, como aconteceu em porcarias passadas, ele escape de novo. Mas em quase todos os jornais da França e da Inglaterra que vi, era sua a foto maior que ilustrava a matéria. É difícil que a investigação da pourriture generalizada não o atinja.

A edição internacional do “New York Times” publicou uma foto patética dos empregados do hotel de Zurique estendendo lençóis para tapar a cena dos executivos sendo levados para a prisão, o que não era menos que um hotel de luxo poderia oferecer a hóspedes ilustres, embora a cena fosse, provavelmente, inédita na sua história. E nenhum outro jornal que vi, além do “Times”, falou das mulheres e namoradas dos presos reunidas num salão, algumas chorando e recebendo apoio psicológico do staff.

A televisão francesa fez uma rápida pesquisa: para quantos a notícia de grossa sujeira na cúpula da Fifa chegava como uma surpresa, e quantos não esperavam outra coisa? Só uns três ou quatro por cento não suspeitavam de tamanha podridão. A pourriture era intuída, mesmo antes de ser tão espetacularmente flagrada. Pesquisa mais interessante seria para saber quantos acham que o caso é menos sobre moral e mais sobre política interna da Fifa.

Estou escrevendo sem saber o saldo das prisões e das notícias. O Blatter se aguenta ou cai? Aguardo as próximas manchetes.

Falha

O “L’Equipe” se orgulha de ser um dos jornais mais antigos da França e de cobrir os esportes, principalmente o futebol, do mundo todo, todos os dias. Mas procurei em vão por notícia da vitória do Internacional sobre o Santa Fé da Colômbia pela Libertadores na sua última edição, e nada. Outro escândalo!


Original aqui

Twitter 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu