Fato inusitado

Aconteceu hoje em Ubatuba

Sidney Borges
Olá pessoal. Hoje, atendendo à sugestão de uma amiga que me é muito cara, saí para aproveitar o sol de inverno.

O dia estava especialmente luminoso e caminhar na orla da baía de Itaguá foi gratificante.

Depois de uma hora de exercício fiquei com sede e entrei numa lanchonete para comprar água.

Fiquei surpreso ao ver uma pequena multidão observando a cozinha que é separada do salão por um vidro. Pequena multidão foi exagero meu, eram nove jovens, atentos, anotando tudo, dois deles cronometrando.

Curioso por natureza me aproximei. Atrás do vidro um cozinheiro cuidava da chapa onde assavam diversos hambúrgueres. O rapaz do cronômetro marcava o tempo de virada cuidadosamente e anotava numa planilha.

Perguntei o que significava aquilo e fui silenciado por olhares furiosos. Desconfiei que era coisa de nerds, os jovens tinham todos os sintomas.

Me afastei, pedi um Gatorade, sentei-me e fiquei observando. Depois de meia hora e dois Gatorades a malta de nerds começou a se retirar.

Tornei a perguntar o significado da coisa e desta vez o rapaz que anteriormente me ignorara foi gentil e falou. Os nove que lá estavam queriam aprender técnicas de confecção de hambúrgueres. São estudantes e vão prestar vestibular no Instituto Rio Branco. Querem ser diplomatas.

Quem sabe neste Brasil varonil em que se descortina um porvir glorioso, fritar bem signifique promoção na carreira.

Sobre o Brasil lembro o que cantava Tim Maia: "vale tudo, vale tudo, só não vale dançar homem com homem nem mulher com mulher"... Eia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu