Manchetes do dia

Sábado, 22 / 11 / 2014

O Globo
"Planalto vaza nomes, Bolsa sobe, mas Dilma não confirma"

Levy é convidado para a Fazenda; Nelson Barbosa, para o Planejamento

Governo vai esperar aprovação da nova meta fiscal para fazer anúncio oficial. Nomes agradam ao mercado, e Bovespa sobe 5%, maior alta em três anos. Escolha de Kátia Abreu para a Agricultura irrita o PMDB.

Depois de declarar no começo de setembro que Guido Mantega não ficaria no cargo, a presidente Dilma escolheu a cúpula da equipe econômica, mas não divulgou oficialmente. Segundo fontes do Planalto, Joaquim Levy vai comandar a Fazenda, Nelson Barbosa foi convidado para o Planejamento. O senador Armando Monteiro (PTB-PE) será ministro do Desenvolvimento. O mercado reagiu bem, mas resistências políticas teriam adiado o anúncio oficial. Dilma quer a senadora Kátia Abreu (PMDB) na Agricultura, mas o convite abriu uma crise no PMDB, que agora, ameaça impedir a votação do projeto que muda amem fiscal.

Folha de S.Paulo
"Dilma convida Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda"

Bolsa sobe, e dólar cai, com expectativa de anúncio da nova equipe econômica para o próximo ano

A presidente Dilma Rousseff chamou Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e Nelson Barbosa para o Planejamento. O presidente do Banco Central. Alexandre Tombini, foi convidado a permanecer no posto. Os três aceitaram os convites.

O mercado reagiu bem à informação do convite a Levy. Nesta sexta feira (21), a Bolsa subiu 5%, e o dólar caiu 2%. Após o fechamento dos mercados, o Planalto informou que não divulgaria mais ontem os nomes da nova equipe econômica.

Houve reação de setores do PT e do governo. Pessoas ligadas ao ministro Aloizio Mercadame (Casa Civil) disseram que Levy seria próximo do PSDB e de Armínio Fraga, presidente do BC na gestão FHC e que seria ministro de Aécio Neves.

Assessores dizem que Dilma quer divulgar na quinta (27) um “pacote completo”, com nomes para bancos públicos e outras pastas. Armando Monteiro (PTB) deve ir para o Desenvolvimento, e Kátia Abreu (PMDB), para a Agricultura.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu