Manchetes do Dia

Domingo, 26 / 01 / 2014

Estado de Minas
"Desperdício compulsório"

País gasta anualmente R$ 700 milhões com aposentadoria de servidores aos 70 anos

Mais que dinheiro, perde-se conhecimento e experiência com o afastamento de profissionais considerados inaptos ao trabalho no setor público simplesmente por completar 70 anos de idade. É o que determina a Constituição, uma contradição em relação à política do governo para os trabalhadores de empresas privadas, que se veem obrigados a se aposentar cada vez mais tarde para ter direito ao teto da Previdência Social. E isso ainda sem levar em conta o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, de 74,6 anos, três a mais que na última década. Somente em 2013, até outubro, 582 servidores, de ministro do Supremo TribunalFederal (STF) a encarregado de área administrativa, tiveram que abandonar os cargos pela aposentadoria compulsória, já apelidada de “expulsória”. Foram 100 a mais do que o total de funcionários desligados em 2012 e mais que o dobro dos afastados em 2011. Proposta de emenda constitucional que concede fôlego de mais cinco anos aos trabalhadores se arrasta há quase uma década no Congresso.

O Estado de S. Paulo
"De cada 10 assaltantes, 7 voltam a roubar no Estado e 41% são menores"

Levantamento exclusivo da Secretaria de Segurança Pública mostra que, entre os reincidentes, 20,5% cometeram o primeiro roubo antes dos 18 anos e 20,6% com menos de 17

De cada dez acusados de cometer roubos no Estado de São Paulo, sete voltaram a praticar o mesmo crime entre janeiro de 2001 e julho de 2013. Desses, 41% tinham menos de 18 anos quando roubaram pela primeira vez. Os dados são resultado de levantamento inédito feito pela Secretaria da Segurança Pública, a pedido do Estado.
O índice significa que o fato de ter sido apontado para a polícia como autor de um roubo não evitou que mais de dois terços dos ladrões voltassem a roubar, nesse período de 12 anos e meio. O método usado foi conservador, e o número dos que voltaram a roubar no período pode ser mais alto.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu