Pitacos do Zé Ronaldo


Os tempos eram outros, mas...

José Ronaldo dos Santos
Washington de Oliveira, o “Filhinho da Farmácia”, em seu livro Ubatuba documentário, cita a passagem do governador do Estado de São Paulo pelo Litoral Norte. O ano era 1923; a crise econômica abalava a região caiçara.

Em Ubatuba, em seu discurso, o governador “disse que esta região era bela e rica e sendo bela e rica dispunha de recursos próprios para, num futuro não distante, com a colaboração de seus filhos, alcançar a sua auto-ressurreição. E concluiu citando uma lenda do norte das Alemanha, a qual lembra as caçadas feitas pelos habitantes das margens do Rheno, constando que, no inverno, era tão intenso o frio nas florestas, que as árias sopradas nas trompas pelos caçadores, a fim de comunicar aos companheiros as vitórias obtidas contra as feras, gelavam-se dentro das buzinas, que, por esse motivo não emitiam o menor som.

Ao chegar nas suas casas, porém, os velhos caçadores dependuravam as trompas acima das lareiras e o calor que dali subia descongelava os hinos das caçadas, cujas notas entusiásticas se espalhavam por toda a sala, cantando as conquistas, anunciando as vitórias ganhas em meio da floresta.

Assim era Ubatuba e todo o Litoral, disse ele, cujo progresso, como as árias dos caçadores, se achava também congelado. Mas acreditava não estar distante o momento em que lhe trariam o calor suficiente para que fosse ouvido o hino da vitória”.


Hoje, constatando ocupações irregulares, leis que existem somente no papel; escutando notícias de serviços pela metade, de verbas federais cortadas por irregularidades no setor de saúde municipal; percebendo obras que somente agora vão se dando às pressas para render dividendos eleitoreiros etc., concluo:

Os tempos eram outros, mas as teias do poder continuam cruéis. Elas não fornecem calor reconfortante para a totalidade dos contribuintes que as sustem. Porém, continua em nós a esperança de poder cantar o hino da vitória.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu