Ubatuba


Observação de pássaros

Inaugurada trilha em Itamambuca

Lenina Mariano
Foi inaugurada neste sábado, dia 7, uma nova trilha para observação de pássaros, com a instalação de placas de identificação, 04 painéis com fotos e nomes das principais espécies da região, além de comedouros ao longo da Avenida Itamambuca. Ubatuba já faz parte dos roteiros que os amantes da atividade elegem. Em função da enorme diversidade de espécies que são encontradas no município, a proposta agora é oficializar os pontos de observação entre os roteiros oficiais que serão oferecidos durante a Copa do Mundo, em 2014. 

Regina Teixeira, coordenadora do projeto e educandas

Ubatuba faz parte de uma das regiões mais íntegras da Mata Atlântica, onde a floresta está mais próxima do mar. Essa configuração torna a região muito privilegiada para a atividade. Itamambuca faz parte desse cenário, concentrando mais de 220 espécies, das 565 que existem em Ubatuba, o que representa cerca de 5% das espécies de todo o mundo, que tem 9700. No Brasil foram identificadas 1980, portanto nossa região presenteia seus visitantes com quase 30% das espécies presentes em todo o país.

Importância de Ubatuba entre os roteiros de visitação

Ubatuba é hoje um dos municípios do Brasil que recebe mais visitantes com o intuito exclusivo de observar pássaros. Considerando que 90% de seu território está em área de Mata Atlântica, estima-se que abrigue 30% de todas as espécies de aves brasileiras e cerca de 5% de aves de todo o mundo. Desde 2004 o tangará foi eleito ave símbolo de Ubatuba.

Carlos Rizzo

O ornitólogo amador Carlos Rizzo falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, graças a diversas parcerias, e falou sobre a importância da recuperação de áreas degradadas que estão sendo enriquecidas com diversas espécies de árvores frutíferas nativas, no loteamento Itamambuca, como uma ferramenta importante para o aumento do número de aves no bairro. Segundo ele, “... o objetivo maior desse trabalho é a valorização da beleza”. Transformar caçadores em observadores é um dos resultados que já podem ser contabilizados.

O projeto prevê ainda a capacitação de jovens para trabalharem como guias nas trilhas de Ubatuba, sendo formados um ou dois para a trilha de Itamambuca.

O roteiro inaugurado reúne os parceiros: SAI (Associação Amigos de Itamambuca), SAMITA (Sociedade Amigos e Moradores de Itamambuca), Escola de Surf do Zecão, PGA – Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agência Ambiental e empresários locais. Faz parte do escopo da educação ambiental junto às crianças da Escola Municipal Honor Figueira, envolvendo também proprietários, turistas e comunidade. Prevê ainda a capacitação de jovens da comunidade como guias locais.
 
Para maiores informações ligue para a SAI: 3845-3156. E para saber um pouco mais sobre as espécies de pássaros de Ubatuba, veja o Caderno 2, do Projeto EDUCOM, iniciativa da SAI com financiamento do FEHIDRO (Fundo estadual de Recursos Hídricos), em
http://www.youblisher.com/p/229978-Caderno-Educom-2/ e http://www.ubatubabirds.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu