Ubatuba em foco

Crônica de um afastamento anunciado

Sidney Borges
A liminar  deferida pelo juiz João Mário Estevam da Silva, da 1ª Vara Judicial de Ubatuba, em ação civil pública por ato de improbidade administrativa movida pelo promotor de Justiça Jaime Meira Nascimento Júnior, determinou o afastamento cautelar do prefeito municipal de Ubatuba, Eduardo de Souza Cesar, de seu chefe de Gabinete, Délcio José Sato, e do motorista da Prefeitura, Richarles Freitas.

Eles são acusados de uso da máquina pública para patrocinar interesses individuais no município. 

De acordo com a ação, o motorista foi fotografado, durante desfile no aniversário da cidade, distribuindo panfleto de propaganda pessoal do prefeito, com diversas fotos de seu chefe de Gabinete, pré-candidato nas próximas eleições municipais.

Os panfletos estavam no porta-malas de um veículo da frota municipal. Após analisar os materiais, o juiz escreveu em sua decisão que “patente se encontra o uso da máquina e de funcionários do Município para patrocinar interesses diversos daqueles do próprio Município e, pior, para patrocinar o atual gestor e seu candidato, o que viola frontalmente os princípios da legalidade e da moralidade”.

Isso que você acabou de ler é filme velho. Pertence ao passado. A dúvida que paira sobre as cabeças ubatubenses é: o que vai acontecer agora?

Eduardo Cesar deve voltar. A liminar que o afastou não é definitiva. O retorno dar-se-á em uma semana, duas, um mês, ou em algumas horas. Eu soube de um bolão com tainha laqueada para quem acertar a data da volta.

Se o retorno é quase certo, também é certo o rombo político causado pela ação da Justiça.

O prefeito não vinha bem no campo da popularidade, mas estava fazendo um trabalho de recuperação digno de nota. Esforço jogado por terra graças a um panfleto. Aliás, que panfleto!

Papel couchê 120, formato tablóide, com muitas fotos do Prefeito e do chefe de gabinete, Sato. 

Panfleto desnecessário, todos na cidade sabem quem são os dois e o que pretendem. Panfleto que é um autêntico pleonasmo gráfico. Caro e inútil. Ou melhor, útil para a oposição.

Eduardo Cesar tem agido como candidato a prefeito. Joga no personalismo, talvez antevendo concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Depois do afastamento vai ter de trabalhar dobrado para fazer o sucessor.

Para ser deputado é outra história. Sem a máquina da prefeitura, não digo que seja impossível, mas é tarefa de grande complexidade. Dificílima. Tão improvável quanto Gisele Bündchen, passando por Ubatuba, apaixonar-se por um conhecido cachaceiro.

E fugir com ele para Cuba.

De quem teria sido a idéia do panfleto? Jamais saberemos, mas de uma coisa tenho certeza. Não foi uma boa idéia. Muito caro...

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Corto meu braço se esta gráfica não for de algum amiguinho do Prefeito; prefeito este que nunca foi conhecido pelo bom uso do aparato acima do seu pescoço.
Ele pode enrolar (ou comprar) votos em Ubatuba; fora daqui, só é um (mal ou mau ?) político qualquer.
Gostaria que ele fosse pra Cuba e levasse a sua galerinha junto; mas deixa a Gisele com a gente que ela sim, é show de bola!
Anônimo disse…
Dentre tantos absurdos de sua gestão apenas mais um. Cargos dados a pessoas incompetentes, secretários que moram em outras cidades e às vezes (duas vezes na semana) aparecem para dar o ar da graça, e no dia do pagamento, evidente!
Chega! É preciso que se saiba que embora o mesmo tenha feito tudo para deixar cada dia mais o povo de Ubatuba ignorante, ainda existem os que veem e ouvem.
Chegou à vez do povo dizer uma palavra muito usada sem convicção e respeito pela camarilha.
Aleluia! Que a justiça seja feita!
Amém !!!
Anônimo disse…
Pois é o prefeito tem jornal proprio ect futebol sociaty de luxo Perequê Açú)emprendimentos,cobertura itaguá ect ect ect poucos anos para tamanha fortuna,está na hora de investigar e ver quantos laranjas tem?pois parece que não quer largar o poderrrrr e tenta por meios ilicitos e pagos com nossos impostos como neste caso, ficar com seu Sato ,para continuar o mesmo descasso que tem até hoje com a mà gestão e o cabidão de empregos que é a Prefeitura

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu