Crônicas do Zé Ronaldo


Gusto, o patriota

José Ronaldo dos Santos
O cidadão Gusto, natural da praia da Santa Rita, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, foi convocado e esteve por alguns meses de prontidão na Ilhabela, num destacamento preparado para embarcar a qualquer momento para a Europa. De acordo com o mesmo, os treinamentos eram puxados e a disciplina era rigorosa.

O tempo passou, a guerra chegou ao fim, os “Recrutas da Ilha” foram devolvidos às suas famílias e aos seus lugares. Porém, para o Gusto, o ritmo da caserna deixou marcas, pretendia se perpetuar. Prova disso que, sempre nos finais de tarde, perto do serão, na praia vizinha (do Perequê-mirim), onde havia mais moradores, o reservista praticava ordem unida com uma rapaziada. De acordo com o testemunho de Antonio Julião, era até engraçado escutar o “Um, dois, feijão com arroz... um, dois, feijão com arroz... Ordinário, alto!
 
Ordinário, marche!”. Eu ficava imaginando a cena: Gusto, o patriota e os seus recrutas, cada um com uma vassoura ao ombro, marcando a areia molhada do lagamar. Era muita dose de civismo na terra do peixe com banana verde!

O Gusto e a sua companheira terminaram a vida esmolando. Certamente que, se ele não fosse tão pobre, sua postura patriótica teria imposto seu nome a ruas e outros logradouros deste município tradicionalmente conservador na política.

Twitter

Comentários

Carlos disse…
Enviei o mesmo comentário diretamente para o José R., por e-mail: desde quando ordem unida é civismo? (Se quisermos mexer com a etimologia, é bem o contrário)... é apenas exercício disciplinar para fortalecer a coesão do grupo, necessária à ação militar coerente. Nem sequer patriotismo. Civismo e patriotismo, acrescento, vão muito além. Essa confusão foi enfiada à força em muitos cérebros brasileiros, nos "anos de chumbo", e tem como consequência, atualmente, um vasto desprezo pelo verdadeiro civismo (não é o seu caso).
Mas a nota é interessante, nostálgica, e, fosse o blog mais lido, uma homenagem digna ao cidadão mencionado.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu