Manchetes do dia

Quinta-feira 28 / 04 / 2016

O Globo
"Temer planeja propor idade mínima para aposentadoria"

Homens e mulheres só poderiam requerer o benefício aos 65 anos

A proposta de reforma da Previdência do vice Michel Temer para o caso de assumir o governo prevê a fixação de idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres, com período de transição para a nova regra de cinco a dez anos, revela Geralda Doca . A política atual de reajuste do mínimo passaria a ser definitiva para os trabalhadores em atividade, mas aposentadorias seriam reajustadas apenas pela inflação. A cargo de Roberto Brant, ministro da área no governo FH, a reforma deve ser enviada ao Congresso em maio, caso a presidente Dilma seja afastada. Temer também deve propor flexibilização da CLT.       

Folha de S.Paulo
"Temer propõe bônus de desempenho para professores do país"

Em plano de eventual governo, vice-presidente sugere também uma reestruturação curricular do ensino médio

O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), quer implementar, caso substitua Dilma Rousseff na Presidência, uma série de mudanças no sistema educacional do país. Uma das propostas é o pagamento de bônus a professores baseados no desempenho dos alunos, informam Daniela Lima e Valdo Cruz. O sistema de bonificação é adotado em São Paulo e Piauí, entre outros Estados. Especialistas, porém, divergem sobre a eficácia dessa medida. Batizado de “Travessia Social”, o plano sugere ainda a reestruturação curricular no nível médio, a fim de permitir ao aluno se dedicar ao ensino profissionalizante. Nesta quarta (27), o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira foi descartado como eventual ministro da Justiça após criticar, em entrevista à Folha, o uso da delação premiada pela Lava Jato. Três ex-ministros do STF são cotados para a pasta: Cezar Peluso, Carlos Velloso e Carlos Ayres Britto.       

O Estado de S.Paulo
"Programas sociais de Temer vão focar os ‘5% mais pobres’"

Documento propõe redução do total de atendidos no Bolsa Família e avaliação dos cursos do Pronatec

O vice Michel Temer pretende reformularas principais vitrines do governo do PT para focar nos 5% mais pobres do País, que correspondem a 10 milhões de pessoas. Isso abrirá espaço no Orçamento para reajustar o Bolsa Família e relançar o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec. As propostas estão no A Travessia Social, documento da Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB, cujas diretrizes devem ser divulgadas na segunda-feira. Atualmente, o Bolsa Família contempla cerca de 14 milhões de famílias. Para o PMDB, a camada situada dos 5% aos 40% mais pobres está “perfeitamente conectada à economia” e deve ter benefícios com eventual retomada econômica. Sobre o Pronatec, o Travessia defende que se avalie se os cursos oferecidos efetivamente melhoraram emprego e renda e foque no atendimento de necessidades dos mercados locais.      
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu