Congelamento de áreas

População questiona Edilson Félix sobre o congelamento de áreas em Ubatuba

O congelamento não mexe com números, mas com a vida e o destino de milhares de pessoas.

O vereador Edílson Félix vem sendo questionado por muitos moradores locais, que querem informações sobre o que acontecerá com a população que se encontra nas áreas que foram congeladas pela Prefeitura Municipal.
O congelamento de áreas feito pela Prefeitura no Morro da Pipoca, Vila Indaiá I e II, Ranário, Morro da Antena (Itamambuca), Bacia do Rio Grande (em quatro núcleos diferentes dentro da Bacia) e no Parque Guarani ainda geram muitas dúvidas e desconfianças.
“Realmente, são muitos os problemas causados pela ocupação irregular. Mas as pessoas que compraram lotes nestas áreas são as mais desassistidas pelo Poder Público. Não tem direito a quase nada. E é difícil para eles entenderem que o congelamento é necessário, uma vez que não lhes é oferecida qualquer contrapartida. A maioria destas pessoas investiu suas mínimas economias na compra de um lote e na construção de uma casinha, para fugir do aluguel e agora muitos me procuram com medo de que suas casas sejam demolidas, mesmo quando explicamos que a cartilha distribuída pela Prefeitura diz que não haverá demolições de residências cadastradas nas áreas de congelamento. Há muita desconfiança”, disse Edílson.
“É preciso criar uma contrapartida maior para atender a todas as famílias que tiveram suas residências“congeladas”. É preciso programas de habitação popular, que tranqüilizem estas populações, de que não perderão seu patrimônio, muitas vezes juntado com muita luta durante toda a vida”.
Para Edílson, o congelamento não mexe com números, mas com vidas, com o destino de milhares de pessoas. “Tem gente que me procura e diz que não tem paz para colocar a cabeça no travesseiro e dormir. Que quando dorme, sonha que a casa está sendo demolida e isto é muito triste”, disse.
Edílson Félix aproveitou a discussão de um projeto de Lei, que autorizou a Prefeitura a realizar convênio técnico com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Habitação, para contradizer o Executivo, que insiste em dizer que o programa de Congelamento vem sendo bem aceito pelas comunidades.
“Quem me procura para falar sobre congelamento, quer saber se haverá alguma contra partida, se haverá um programa de distribuição de casas populares etc. Todos entendem que é preciso regularizar as ocupações clandestinas, até porque, a maioria que está nestes loteamentos, não está lá por opção e sim por necessidade, mas todos querem saber se vão ter que sair dos locais, quando vão ter que sair e se terão compensação no caso de haver perdas materiais”.
Fonte: Assessoria de Gabinete do Vereador Edílson Félix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu