Coluna do Celsinho

Uninter Ubatuba: 10 anos

Celso de Almeida Jr.

O Wilson Picler, visionário que é, já imaginava.

Ao criar a Uninter, este paranaense, empresário, educador e político abriu as portas do ensino superior para milhares de brasileiros.

Confira a ele, também, a multiplicação desse número, já que capitaneou a adesão de mais de 100 instituições de ensino superior à ideia do PROUNI, criado por Medida Provisória após essa força tarefa.

Pois é...

O que o Wilson não viu, porém, foi o nascimento e o crescimento de alguns frutos de sua iniciativa, em mais de 400 cidades Brasil afora.

Em Ubatuba, eu vi.

Aliás em Ubatuba, Paraty, Ilhabela e Caraguatatuba.

Por aqui, a história começou em 2006, quando o Colégio Dominique foi credenciado para ser um Polo Uninter de Ensino a Distância.

A cena da representante Denise Paranhos - naquele fevereiro de 2006 - com o uniforme da Uninter e suas malas no portão da escola, recém chegada de Curitiba, ficará na memória para sempre.

Dinâmica e dedicada, mergulhou no projeto e garantiu a primeira faculdade de tecnologia a distância de todo o litoral norte paulista.

Um feito extraordinário!!!

Lembro-me das filas para as inscrições ao primeiro vestibular.

Na sequência, testemunhei a criação dos polos nas cidades vizinhas, o que exigiu um esforço intenso da representante, determinada a levar o ensino superior a distância para todos os moradores da região, independentemente dos resultados financeiros de curto prazo.

Além disso, vieram os Congressos de Educação sob a chancela da Uninter, provando que é possível criar ações que, além de capacitar nossos profissionais da educação, podem transformar Ubatuba num polo de eventos voltados para o turismo científico.

Isso tudo eu vi...e vivi!!!

E o tempo passou...

Em 2014 o Polo Uninter Ubatuba deixou as instalações do colégio no Jardim Carolina e partiu para um espaço exclusivo, no centro da cidade.

Na prática, no período em que a Uninter funcionou em nosso espaço, atuamos como uma incubadora do empreendimento, foco sempre perseguido pelo Instituto Salerno-Chieus, organismo cultural do Colégio Dominique.

Essa interação conduziu nossa escola a efetuar melhorias que acabaram beneficiando, também, todos os alunos da educação básica.

Com a mudança do polo, começou uma fase importante para a representante regional Denise Paranhos, que encarou o desafio e continua sua luta pelo aperfeiçoamento constante do novo espaço.

Como se vê, ganhos recíprocos, aprimoramento, aprendizagem, crescimento, amadurecimento.

Conquistas sempre possíveis quando se investe em educação.

Assim, é importante registrar nesta primeira década os cumprimentos ao Wilson Picler, à Denise Paranhos e à toda equipe!

Parabéns, Uninter Ubatuba!

Visite: www.letrasdocelso.blogpsot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu