Manchetes do dia

Segunda-feira, 17 / 03 / 2014

Correio Braziliense
"Arte interativa mostra o jogo de peças de poder do ministro Guido Mantega"

Devagar, o italiano Guido Mantega chegou longe. Está para se tornar o ministro da Fazenda mais longevo no cargo em período democrático no Brasil. O posto de mais influente, já conquistou faz tempo

Para qualquer burocrata que viva na sopa de siglas da Esplanada, essas duas letras significam poder. Seja em um memorando, em um e-mail ou mesmo na sinalização dos edifícios. Querem dizer gabinete do ministro. Mas, pela onipresença e por ser sinônimo de mando, bem que poderiam representar Guido Mantega. Além da presidente Dilma Rousseff, ninguém tem mais influência no governo do que o ítalo-brasileiro que nasceu em Gênova em 1949 e chegou a São Paulo aos 3 anos. Isso não ocorre apenas porque ele controla o Ministério da Fazenda, a principal das 39 pastas que existem hoje. Suas decisões extrapolam os limites do cargo. Espalham-se por outros ministérios, estatais, fundos de pensão e, por meio deles, empresas privadas.

Estado de Minas
"Parlamento da Crimeia aprova por unanimidade a união com a Rússia"

Governo Ucraniano não reconhece referendo e mobiliza tropas

O parlamento regional da Crimeia proclamou a península como um estado independente após o resultado final do referendo de ontem. Com 96,77%, os eleitores decidiram que a região deve se separar da Ucrânia e voltar a fazer parte do território da Rússia. "A república da Crimeia pede às Nações Unidas e a todos os países do mundo seu reconhecimento como Estado independente", afirma o texto aprovado pelo Parlamento em Simferopol. A votação dos parlamentares ocorreu após o anúncio final do referendo. Eles também decidiram nacionalizar todas as propriedades estatais da Ucrânia em território crimeniano. O referendo não foi reconhecida pelas grandes potências ocidentais. Os Estados Unidos e a União Europeia estão preparando sanções econômicas contra a Rússia, que ocupou a Crimeia nas últimas semanas.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu