Postagens

Mostrando postagens de Novembro 27, 2005

Valha-me São Jorge! Ou São Tevez?

Imagem
Livrai-nos da mala preta. São Jorge, por favor, espante a zebra!

Corintiano Esperançoso

Congresso de vereadores

Imagem
Vereadores de Ubatuba participam do 1° Congresso Nacional de Vereadores em Aparecida/SP

“Política a Serviço da Solidariedade e da Paz” foi o tema do Congresso

Foi realizado em Aparecida (SP), de 22 a 25 de novembro, o 1° Congresso Nacional de Vereadores, com a participação de 400 edis, provenientes dos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O tema do Congresso foi “Política A Serviço Da Solidariedade E Da Paz”
O evento teve a promoção Câmara Municipal e Prefeitura de Aparecida e da Arquediocese de Aparecida. A realização foi da União dos Vereadores do Estado de São Paulo/SP, CEPAM e da Fundação Konarad Adenauer.

Carta de Aparecida

Os vereadores Jairo dos Santos - PT, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba e Claudinho Gulli – PMDB, esteveram presentes ao evento, participando das oficinas e das discussões que antecederam a elaboração da “Carta de Aparecida”, que é o retrato das discussões e propostas apresentadas durante os…

Maricultura

Imagem
Comissão que visitou a Capitania dos Portosem São Sebastião

Comissão da Maricultura de Ubatuba visita Capitania dos Portos em São Sebastião

Na última quinta-feira, dia 1, uma comissão ubatubense, formada por diversos representantes de setores relacionados à maricultura e pesca, foi recebida pelo Comandante da Capitania dos Portos de São Sebastião, Luis Fernando Pereira da Cruz. O objetivo da visita foi discutir assuntos pertinentes à atividade de maricultura no município. Foram expostos ao Comandante, problemas enfrentados por pescadores e maricultores.
O comandante prometeu estudar os casos. Na ocasião, foram explanadas também, as condições atuais em que o Projeto Local de Desenvolvimento da Maricultura (PLDM), que vem sendo coordenado pela bióloga Daniela Kuntz nos municípios do Litoral Norte de São Paulo. A Secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Cress Gelli, afirma que as ações estão sendo desenvolvidas de forma compartilhada, de acordo com o Programa de Manejo Sustentado da Pesca…

Cursos técnicos

Vestibulinho para cursos técnicos acontece neste domingo

Escola oferece 180 vagas para quatro cursos técnicos

A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves realiza neste domingo, 4, o vestibulinho para os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Secretariado e Turismo. São 45 vagas para cada curso, que tem duração de dois anos. “Recebemos mais de 400 inscrições, sendo que o curso mais procurado foi Administração”, informa Rose Barbosa Marangoni, diretora da escola.
Os estudantes devem levar lápis nº 2, borracha, caneta preta ou azul, documento de identidade original e comprovante de inscrição. É recomendável levar água. Os estudantes não devem levar celular, pager, calculadora, nem utilizar boné ou chapéu durante a prova, sob o risco de serem eliminados do processo seletivo.
Os portões serão abertos, no domingo, para entrada dos alunos às 8 horas, permanecendo abertos até 8h30. As provas começam às 9h. A Escola Tancredo Neves fica na Av. Rio Grande do Sul, 600, centro. PMU

A barbárie bate à porta

O homem faz o que sabe fazer e ponto final. Ontem o ex-deputado José Dirceu, falando para fiéis do PT, conclamou o povo a ir para as ruas e impedir que a direita faça com Lula o que fez com Getúlio, Juscelino e Jango. O sonho de poder de Dirceu não acabou. A vontade de interferir na história continua viva, inclusive mudando um pouco os acontecimentos. Dialética "smart". A direita se posicionou contra Getúlio porque queria ver o país escancarado ao capital estrangeiro, aceitando imposições dos Estados Unidos. A direita acreditava que ao Brasil estava reservado o papel de fornecedor de matérias-primas e produtos agrícolas. A direita era visceralmente contra o florescimento da industria tupiniquim. Parte do que a direita propunha aconteceu após o golpe de 1964, digo parte porque felizmente nem todos os militares eram entreguistas. Hoje me pergunto. Por que a direita iria contra um governo que faz o que ela quer? Se Lula tivesse apenas passeado de aerolula, falado de futebol e f…

"Quilombos do Brasil"

Imagem
Na foto superior o Ato Ecumênico de abertura.
Embaixo, participantes observam os trabalhos

Imagem
“Quilombos do Brasil” começa com reconhecimento da Caçandoca pelo Incra

Encontro reúne cerca de 450 pessoas no Quilombo da Caçandoca e abordará o reconhecimento, a regularização e a titulação dos quilombos no país

Com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e municipais, foi aberto na manhã desta sexta-feira, 2, o encontro “Quilombos do Brasil”, na comunidade quilombola da Caçandoca, região sul de Ubatuba. Apesar da forte chuva que caiu na região durante toda a manhã, os representantes de quase 70 quilombos do Estado de São Paulo prestigiaram o encontro que foi aberto com um ato ecumênico presidido por um padre, uma representante de uma tenda umbandista e um líder comunitário. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César deu as boas vindas aos participantes e falou da alegria e do orgulho em ter o município como sede de tão importante evento. “É um honra também para Ubatuba ter, em nossas terras, dois quilombos. A nossa expectativa é que ao longo destes três dias de discussão, co…
Imagem
Confira a programação do “Quilombos do Brasil”:

02/12 – sexta-feira

8 horas – Recepção e credenciamento
8h30 – Ato ecumênico
9 horas – café
10 horas - Palestra “A chegada dos africanos e a formação dos quilombos no Brasil”
11 horas - Abertura oficial

Convidados: Ministra Matilde Ribeiro (SEPPIR), Governador Geraldo Alckmin, Ubiratan de Castro (Presidente da Fundação Cultural Palmares), Hédio Silva Jr. (Secretário de Justiça), Raimundo Pires (Superintendente do INCRA/SP), FUNSA/SP, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federais, Vereadores, representantes do Movimento Negro, Movimentos Sociais e MST.

12 horas – Almoço
14 horas – Painel “Os caminhos para o reconhecimento, a regularização e a titulação”
15 horas – Intercâmbio em grupos: “Como está minha comunidade?”
16 horas – Síntese dos trabalhos
17 horas – Atividade cultural

03/12 – Sábado

9 horas – Desenvolvimento e sustentabilidade da comunidade quilombola
11 horas – Sistematização e encaminhamentos
12 horas – Almoço
14 horas – Fortalecimento e protagoni…

A tragédia de Dirceu

Bruno Lima Rocha*
Finalmente, a agonia acabou. José Dirceu foi cassado na quarta-feira, através do rito do voto secreto, pelo placar de 297 votos a favor, 192 contra e 8 abstenções, daqueles que sequer tiveram posicionamento.
Meses se passaram, houve crise entre os poderes, jogo de cena e guerra secreta entre o presidente Lula e seu ex-Primeiro Ministro. A cada manobra jurídica vitoriosa, o alvo tornava-se ainda maior e mais emblemático. Ficou caro demais para Luiz Inácio se mover em sua defesa. Uma vez que o Planalto fez corpo mole, o todo poderoso dirigente ficou entregue ao seu espaço de manobras e aos seus “novos” amigos.
Caiu e foi cassado José Dirceu de Oliveira e Silva, mas a crise política continua. O novo alvo da oposição é Antônio Palocci, mas ao invés de ser atacado de forma franca, contra ele será aplicada a tática de aproximação indireta. Na gíria mais popular, o ministro que co-governa o país na companhia de Henrique Meirelles, será cozinhado em fogo brando.
O presidente ago…

Já vai tarde

A lâmina, fria, desceu.

João Mellão Neto
Caiu no cesto, ensangüentada, a cabeça do cidadão José Robespierre Dirceu. Como na Revolução Francesa, terminou ali o período do terror. Como Maximilien Robespierre, Dirceu encarnava a idéia de que, por intermédio do poder, levado aos seus limites, era possível transmudar a sociedade e transformar a própria natureza humana. Robespierre, seguindo as idéias de Rousseau, entendia que os homens nasciam puros, o que os desvirtuava eram as amarras impostas pela sociedade. Sua meta, portanto, era a de implodir todas as crenças e todos os valores da sociedade para que os humanos voltassem ao seu estado natural de felicidade. Não mediu esforços para tanto. Usou e abusou do poder, voltou-se contra os seus próprios aliados, executou milhares de pessoas, rompeu com todas as convenções, até o ponto em que a própria sociedade, nauseada e aterrorizada, optou por enviar ele próprio à guilhotina.
José Dirceu, no poder, também não conhecia limites. Ele também almej…

Edilson Félix em ação

Imagem
As fotos são do local antes da obra (acima) e depois da conclusão

Edílson Félix: “Solução pela metade não é solução!”

Moradores denunciam: Sem tratamento, “trombão do eduardo” está jorrando esgoto diretamente no rio.

O vereador Edilson Félix, através de sua assessoria, em vistoria pelo bairro do Perequê-Mirim, em setembro passado, constatou um vazamento de águas servidas, provavelmente esgoto, saindo da E.M. Maria da Cruz Oliveira.
O vazamento foi fotografado e uma matéria publicada, em 24 de setembro, visando chamar a atenção do Executivo para resolver o problema.
Edílson encaminhou indicação ao Sr. Prefeito, de n.º 1732, para que realizasse vistoria e reparos urgentes naquela unidade de ensino.

Serviço executado?

Em 17 de novembro, o vereador recebeu ofício do Gabinete do Prefeito, de nº. 838/05 – AEG, informando que o serviço solicitado naquela unidade de ensino havia sido executado.
De posse desta informação, o vereador dirigiu-se ao sertão do Perequê-Mirim, para verificar como fora solu…

“UMA GRANDE VERDADE”

Corsino Aliste Mezquita- Professor*
Entender a realidade que nos cerca, vez por outra, nos abriga a recorrer aos espíritos lúdicos, hilários ou bufões da história. Nas reflexões sobre a crise política, que grassa o nosso país, lembrei-me da “HISTÓRIA DE LA VIDA DEL BUSCÓN”, de Francisco de Quevedo e Villegas (1580-1645) que li faz mais de cinqüenta anos.
Como toda obra da picaresca espanhola é divertida, hilária, debochada e zombeteira. O protagonista, “Buscón”, é gerado após uma grande orgia, dentro de uma cuba ou tonel de carvalho, apropriado para fermentar as uvas e produzir o vinho. Naquela oportunidade, estando deitado e ocioso, no pátio da adega, serviu para outras fervuras. Na veemência e ebulição do ato libidinoso começou a vibrar e rolar pelo pátio. Quando parou, no muro oposto, estava gerado o Buscón.
Como cabia ao bom pícaro, o Buscón, foi criado nos mais rigorosos rituais da picaresca. Desde criança era esperto, velhaco, astuto, bufão e de porte físico avantajado. Nunca leva…

Julião

Imagem
O momento em que Julião assinava a ficha de filiação do PTB

De volta ao PTB

Na ultima terça-feira, dia 29, o PTB de Ubatuba reuniu-se no restaurante Prato Cheio, em frente à Prefeitura, para receber o seu mais novo filiado, Benedito Julião Matheus de Souza, o (JULIÃO), que após as eleições de 2004, voltou para o Partido atendendo ao convite do presidente do PTB de Ubatuba, Anderson José Rodrigues (TATO). Compareceram ao evento: TATO, o presidente municipal do PTB, Otoniel (Hipermercado da carne), Marcio (Eletronorte), Cabo Pedrinho, Silvinho “Só Bênçãos”, Maciel (Presidente do Bairro da Pedreira), Cleber Saraiva, Paulo Mauricio, Valério (arquiteto), Gelson (Vice Presidente do Bairro Botafogo), Dagoberto (advogado), Roberto Avilla, Elisio Russo (Radialista da Gaivota FM), Marcio Barbosa (Secretário Geral do PTB), José Correa Vigneron (“Seu” Juca ), e o homenageado da noite Julião.

Entrevista

Na ocasião, em entrevista à Imprensa, Julião afirmou: “Acredito muito no TATO e nas Propostas e idé…

Fundart

Fundart encerra o ano com diversos eventos

A programação de dezembro da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) está recheada de presentes culturais de Natal para os moradores e turistas de Ubatuba. Os artesãos da Associação de Artesãos e Grupo Setorial de Artesanato realizarão exposições em três lugares diferentes, com enfeites, utensílios e objetos de decoração. Inaugura-se esse mês a nova Praça das Artes Plásticas, em frente à Câmara municipal. Fora isso, diversas apresentações acontecerão, mostrando o resultado dos trabalhos realizados durante o ano de 2005. Tem também Folia de Reis, visitando os presépios da cidade, apresentações teatrais, dança, malabares, coral, exposição de artes plásticas e muito mais. Dezembro é mês de festa. Aproveite para prestigiar os eventos culturais da nossa cidade!

De 01 a 31
Naturali Garden Center
Curadoria: Érika Onodera
R. Robilard Marigny, 709 - 2º andar - Itaguá
Exposição “Culturas do Artesanato Brasileiro”

De 01 a 11
Casarão do Porto
Exposição “Artesãos d…

Resistência às Drogas e à Violência

Imagem
Policial Renato Vella e alunos da E. M. Prefeito Silvino Teixeira Leite

Emoção marca formatura do Proerd em Ubatuba

Com muita dança, música e alegria, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Ubatuba entregou, durante as manhãs dos dias 29 e 30 de novembro o certificado às crianças que se formaram no segundo semestre. Foram cerca de 1.100 alunos das 4ªs séries de 21 escolas municipais e particulares. O evento aconteceu no salão da Igreja São Francisco e reuniu, além das crianças, autoridades, familiares e profissionais do corpo docente. Desde a sua criação em Ubatuba, o programa já atingiu mais de 13 mil crianças.
Sob o comando dos policiais militares Renato Vella e Beatriz, durante o primeiro e segundo semestres, todos os alunos de quarta série do município receberam, uma vez por semana, noções de cidadania, ética, auto-estima e resistência às drogas. Vella explica que essa idade é crucial para incutir tais conceitos. "Nós trabalhamos com os alunos …

Praça de Artes

Imagem
O novo espaço dos artistas da cidade fica em frente à Câmara

Ubatuba inaugura Praça de Artes Plásticas

Os artistas plásticos do Grupo setorial de Artes Plásticas da Fundart, em Ubatuba terão, a partir do próximo dia 10, sábado, um novo espaço para expor suas obras. Nesse dia, será inaugurada a Praça de Artes Plásticas, em frente à Câmara Municipal. Durante todo o dia, os artistas ficarão pintando no local e a inauguração oficial acontece a partir das 20h30, com direito a apresentação da Banda Lira Padre Anchieta. Cada artista doará uma tela para o Fundo Social de Solidariedade e acervo municipal.
O projeto foi proposto pelo coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas, Paulo Alves, através de um abaixo-assinado entregue ao prefeito. O projeto virou lei através da aprovação do legislativo. O prefeito Eduardo César diz que essa conquista se deu graças ao esforço, união e organização do grupo. “Os artistas de Ubatuba têm se destacado em concursos, festivais e exposições, dentro e fora d…

Escola Técnica

Imagem
Domingos dos Santos e Manoel Marcos querem uma Escola Técnica

Autoridades da região buscam a implantação de uma escola técnica

Domingos dos Santos e Manoel Marcos pleiteam junto ao Governo a criação de uma ETE no Litoral Norte

O vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos e a deputada estadual Ana do Carmo (PT), estiveram na última terça-feira, 29, reunidos em São Paulo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles. Na pauta das discussões estava a criação de uma ETE (Escola Técnica Estadual) para o Litoral Norte.Segundo o vice-prefeito, a proposta da criação de uma escola desse nível no Litoral foi muito bem aceita pelo secretário. Foi proposta a criação de cursos de mecânica naútica, navegação marítima, pilotagem de embarcações, manutenção de barcos, entre outros. “Ficamos otimistas porque ele reconheceu que a região é carente de profissionais nessas áreas. A mão-de-obra da construção civil está desempregada, …

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Imagem
Pessoas portadoras de deficiência sofrem com a discriminação

Unir realiza treinamento de acessibilidade no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Unidade de Reabilitação de Ubatuba (Unir) realizará, nesta sexta-feira, 2, uma série de atividades com seus pacientes. Cerca de 120 pessoas portadoras de deficiência assistirão a uma sessão de cinema, depois visitarão o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar. Essas visitas servirão, além do entretenimento, para treinar os pacientes e testar a acessibilidade dos locais públicos que serão visitados, bem como o ônibus especial que os levará aos locais. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em todo o mundo no dia 3 de dezembro. A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza explica que essa data tem como objetivo gerar conscientização, compromissos e ações que promovam a atividade e o direito de ir e vir de todas as pessoas portadoras de deficiência. Segundo ela, esse momento é importante para que seja assegurado o respe…

Homenagem ao saber

Imagem
Bruno Borges César Pires e o prefeito Eduardo César

Prefeito homenageia alunos que se destacaram em 2005

O prefeito Eduardo César esteve presente na cerimônia de entrega de menção honrosa aos alunos da Escola Estadual Capitão Deolindo que se destacaram em 2005, na última quarta-feira, dia 30. Os jovens se sobressaíram em diversas áreas, como esportes, música, olimpíadas de física e de matemática. Alunos que foram exemplos de comportamento e notas também foram homenageados. O prefeito entregou também um certificado ao aluno Bruno Borges César Pires, que foi o único ubatubense a participar do Concurso Nacional de Redação “Álvaro Valle”. O prefeito Eduardo disse que sente grande orgulho ao ver jovens ubatubenses se destacando em diversas áreas. Ele disse que o tempo passa depressa e que, em breve, esses mesmos jovens serão cidadãos capazes de contribuir com o município. “É preciso incentivar o talento e não permitir que ele se perca. Parabenizo pais, mestres e alunos que se destacaram em 2…

Luminárias

Imagem
As novas luminárias são bonitas e se integram ao ambiente

Calçadão ganha novas luminárias

Visando aumentar a segurança de quem utiliza o calçadão e a ciclovia da Avenida Iperoig nas imediações do parque de diversões, a Secretaria de Obras está instalando luminárias em um trecho de aproximadamente 200 metros. Já foram colocados seis postes e os cabos, lâmpadas e cúpulas das luminárias devem ser colocados nos próximos dias. A previsão do eletricista da Prefeitura de Ubatuba, José Cristiano, é de que os trabalhos estejam concluídos até o início da próxima semana.
A Secretaria de Obras também realizou nos últimos dias a manutenção de todas as luminárias da orla da Praia do Cruzeiro e Iperoig, que estavam com a fiação danificada, globos quebrados e com ausência de lâmpadas. PMU

O Ubatuba Víbora responde:

Sobre o texto publicado ontem que faz referência à entrevista do Dr. Ricardo Cortes, tenho alguns esclarecimentos.

O Ubatuba Víbora publica “releases” da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Para o leitor que não está familiarizado com o jargão jornalístico o dicionário Aurélio informa: Release é notícia distribuída à imprensa, ao rádio, à TV, etc., para divulgação gratuita.

Quando a notícia é proveniente da prefeitura recebe a assinatura PMU, em azul, sendo da câmara é grifada ASCOM, também em azul.

Caso o leitor queira confirmar, os arquivos deste blog são públicos e estão à disposição, bastando acessar.

Devo deixar claro que continuarei com essa prática, que julgo ser de utilidade pública.

Não existe vínculo comercial entre este blog e a prefeitura. Afirmar que o blog trabalha como assessoria de imprensa, ainda que nas entrelinhas, é fugir da verdade, não procede.

Já que o assunto são os “releases”, vamos falar um pouco de quem os envia. Costumam ser produzidos por assessorias de imprensa (h…

O relatório final da "CPI"

O blog Ubatuba Víbora publicou na quarta-feira, 30 de novembro, matéria intitulada “O relatório da CPI”, onde seu Editor entrevista o vereador Ricardo Cortes, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, instituída pela Câmara Municipal de Ubatuba, através do Decreto Legislativo nº 02/05, para apurar os prováveis desvios de verbas públicas através da folha de pagamento da Prefeitura,
O editor do blog, no lide da matéria, afirma que relatório era de conhecimento da imprensa regional antes mesmo de ser apresentado aos vereadores e que o seu blog não teve acesso ao mesmo para divulgá-lo. Bem, os órgãos de comunicação que não trabalham como assessoria de imprensa da Prefeitura, costumam ter repórteres. E repórteres investigam, vão atrás das notícias e não esperam que as mesmas cheguem por e-mail. A imprensa tem por obrigação, apurar as notícias, ouvir ambas as partes e não divulgar, de forma irresponsável, o que pensa ou seu posicionamento pessoal, em favor da manutenção deste co…

Expectativa

Imagem
Enquanto o momento da verdade não chega, resta rezar para São Jorge espantar qualquer chance de zebra. Convém notar que a arte de cortar cabelos atravessa um bom momento em Ubatuba. Olhem bem, será que o cabelereiro do craque Tevez faria melhor?

Sidney Borges

Fim de linha

Nos grandes jornais do mundo o editor de necrológio é um cara importante. Quando morre algum notável ele assume as rédeas. Bem, pelo menos era assim, agora com os avanços da informática é fácil escarafunchar a vida dos poderosos, está tudo na Internet. Os jornais de amanhã trarão grandes matérias sobre José Dirceu. Fariam o mesmo se ele tivesse morrido. Apesar de cassado e afastado da política, Dirceu não está morto. Embora só possa voltar ao combate com setenta anos, certamente voltará. Dirceu é um ser político, não sabe fazer outra coisa, ou melhor, sabe, já foi dono de butique, mas o que faz com prazer é política. O PT existe como partido graças ao empenho dele, uma das maiores vocações burocráticas que este país conheceu. Sem a disposição de Dirceu, Lula nunca passaria de exótico sindicalista corintiano. O que vai pelas cabeças humanas é inescrutável, só o dono dos pensamentos sabe deles e o que articulam. As indicações são que Lula queria ver Dirceu fora de cena. Segundo a versão…

Quilombos

Imagem
Geraldo Alckmin na comunidade quilombola da Caçandoca.

“Quilombos do Brasil” começa nesta sexta em Ubatuba

Encontro reunirá cerca de 450 pessoas no Quilombo da Caçandoca e abordará o reconhecimento, a regularização e a titulação dos quilombos no país

Neste final de semana, dias 2, 3 e 4 de dezembro, o Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba estará sediando o encontro “Quilombos do Brasil”. Segundo a Associação dos Remanescente de Quilombos da Comunidade Caçandoca, a expectativa é que estejam presentes cerca de 450 pessoas. Só do Estado de São Paulo já estão confirmadas as presenças de 67 unidades quilombolas. A Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro estará na abertura do evento e é aguardada a confirmação da presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Durante as festividades da 2ª Marcha Zumbi + 10 Contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida, em Brasília, Fernando Francisco de Almeida, representando o Quilombo da Caçandoca, …

Pregão presencial

Pregão presencial será adotado pela Prefeitura de Ubatuba

Novo sistema garantirá maior agilidade em licitações e poderá entrar em funcionamento ainda este ano

A Prefeitura de Ubatuba já está preparada para adotar o pregão presencial. Trata-se de uma nova modalidade de licitação utilizada para a aquisição de bens e de prestação de serviços comuns com qualquer valor estimado da contratação. O pregão oferece benefícios para todos os envolvidos no processo, ou seja, a sociedade tem ampla transparência, o fornecedor amplo acesso à disputa e a Prefeitura a rapidez no processo de compra, além da redução de preços, custos operacionais e tempo de duração do processo.
Oito funcionários da Secretaria de Administração já passaram por treinamentos específicos e se tornaram pregoeiros. Para a realização do pregão, a Prefeitura já dispõe de uma sala própria, com infra-estrutura necessária localizada na secretaria de Administração. A Prefeitura aguarda apenas o envio do Projeto do Executivo para a Câma…

“Joguinhos Escolares”

“Joguinhos Escolares” começam no dia 5

A terceira edição dos “Joguinhos Escolares” começa na próxima segunda-feira, 5 de dezembro. Devem participar da competição alunos com idade entre 7 e 10 anos, de 16 escolas de Ubatuba. A cerimônia de abertura acontece no Ginásio de Esportes Tubão, à partir das 9 horas, com o desfile das delegações. Ainda no dia 5, só que no período da tarde, acontecem as competições de atletismo, no Estádio Municipal. Os atletas terão um ônibus à disposição que sairá às 13h30, de frente do Ginásio Tubão. No dia 6 começam as competições de queimada e futebol society.Os “Joguinhos Escolares” terminam no dia 9 de dezembro e são realizados através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Esporte e Lazer. PMU

Vôlei

Vôlei de Ubatuba tem atletas destaque na Livovali

A Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI) já definiu alguns dos atletas destaques de 2005. As equipes de Ubatuba conquistaram até o momento quatro prêmios. No infanto juvenil masculino os atletas Antônio Pinto Netto (atacante), Rennan Marcel Prado dos Santos (bloqueio) e Márcio Vieira Júnior (levantador) foram escolhidos como atletas destaques.Já no infantil feminino, Greice Kelly Graça foi escolhida como a atletas de melhor passe.Ainda faltam as definições dos atletas nas categorias mirim (masculino e feminino) e troféus eficiência, disciplina e fair play. A LIVOVALI deve apresentar a lista completa nos próximos dias. PMU

Fim de ano

Escolinhas de esporte de Ubatuba encerram atividades dia 9

As aulas das escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba terminam no próximo dia 9 de dezembro. O encerramento das atividades será com uma grande festa, no Ginásio de Esportes Tubão, quando serão entregues certificados de conclusão a todos os alunos que participaram regularmente das aulas de basquete, futebol, natação, surfe e vôlei. A renovação das matrículas para 2006 acontece no período de 6 a 14 de fevereiro. PMU

O relatório da "CPI"

PorSidney Borges
Como é do conhecimento dos leitores, há alguns meses foram descobertos desvios significativos na folha de pagamento da Prefeitura. O assunto, amplamente divulgado, motivou a criação de uma “Comissão Especial de Inquérito” na Câmara Municipal, impropriamente denominada CPI. Vamos tratá-la assim, embora com as devidas aspas. Ontem seria votado o relatório final com as conclusões da comissão investigadora. Como todos os ubatubenses, eu estava curioso. Quem é o culpado? Ou quem são os cúmplices? Os leitores vivem fazendo essa pergunta. A votação acabou sendo adiada. Ao saber busquei informações na Internet. Sempre leio o Imprensa Livre, que cobre de forma competente o que vai por Ubatuba. Também não posso esquecer do ValeParaibano, igualmente eficiente. Antes mesmo de ser apresentado aos vereadores, o relatório era de conhecimento desses órgãos de Imprensa e de outros mais. Como o UbatubaVíbora não teve o privilégio, liguei para o Dr. Ricardo Cortes, presidente da “CPI”. E…

Brasília

Continuo sem entender direito os acontecimentos que cercam José Dirceu, embora para mim, alguém que simplesmente cumprimente Waldomiro Diniz já mereça desconfiança. Vou explicar melhor. Quem me fez inflexível foram as matinées. Nasci numa época em que os homens justos venciam para casar com a mocinha, que se chamava Nancy. Meus heróis eram Hopalong Cassidy, Gene Autry, Roy Rogers e os vilões, além dos índios, eram tipos que bebiam, fumavam e freqüentavam más companhias. O deputado José Dirceu, apesar do sorriso superior, é um bom moço, mas não faria parte da galeria de heróis da minha infância. Eles não tinham amigos sinistros como Delúbio Soares, que poderia fazer sucesso nos filmes de Bela Lugosi. Dirceu deveria saber que é no saloon que se conhece o caráter de um homem. Waldomiro Diniz jamais pediu leite, preferia gin e Dirceu nunca notou. Hoje, em Brasília, poderá ser assada a maior pizza de todos os tempos. Caso saia livre, amanhã Dirceu exibirá o sorriso simpático que o tornou c…

A FALTA QUE FAZ UM ESPAÇO

Ernesto F. Cardoso Jr
O acadêmico consagra-se na academia, o tribuno nos tribunais, o esportista nas pistas e estádios de atletismo, o escritor nas páginas de seus livros, nos jornais, nas revistas, o pintor nas telas das pinacotecas, o político nas assembléias legislativas e nos ofícios públicos, o cientista no laboratório, enfim, todo o artista, cientista, homem de letras, o pensador, bem como o atleta, o homem público e demais indivíduos talentosos, necessitam de espaços e ambientes adequados para demonstrar seus talentos, suas vocações, sua sabedoria e ciência, seus descobrimentos tecnológicos, sua maestria ou refinamento artístico, para receber das platéias, do público, da sociedade, a merecida consagração que o motiva e induz a alcançar cumes mais elevados de erudição, de qualidade artística, de performance atlética, de beleza oratória, de consistência científica e técnica. Há, pois, uma inter-relação necessária e muito proveitosa, entre o talento e seu adequado espaço de atuação…

Caramujos e carrapatos

Imagem
Caramujos e carrapatos unidos, jamais serào vencidos...

Luiz Moura
No "Notícias da Prefeitura de Ubatuba" (25/10/2005), a administração municipal informou que iria adotar novas medidas para a limpeza de lotes. Iniciando pelo centro da cidade, notificaria os proprietários de imóveis de terrenos baldios para que procedessem a limpeza em trinta dias, sob pena de, além da multa, a prefeitura executar o serviço e lançar o valor (do serviço) para pagamento junto com o IPTU. A medida se acrescida da execução de muros e calçadas seria completa.
Já se passaram mais de trinta dias da ação noticiada sem vermos o início das medidas esperadas.
A rápida proliferação de caramujos africanos, que podem transmitir doenças, no município de Ubatuba é auxiliada pela existência de terrenos baldios. Alguns destes terrenos são usados por proprietários de cavalos, o que faz estes imóveis serem infestados de carrapatos, possibilitando assim o aparecimento da febre maculosa.
No centro da cidade, no cruzame…